Postagem em destaque

Manhuaçu: PCMG e PMMG prendem suspeito de violência doméstica

  D urante ação conjunta desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), um homem foi pre...

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Termina nesta quinta feira(2) o prazo para justificar a ausência

Prazo para justificativa de ausência ao primeiro turno termina na próxima semana
Termina na próxima quinta-feira (2) o prazo para o eleitor que não votou, nem justificou sua ausência no primeiro turno das eleições, regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Para isso, deve procurar, preferencialmente, o cartório eleitoral em que está inscrito para apresentar a sua justificativa. Os cartórios eleitorais funcionam de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, em Belo Horizonte e, no interior, de 12 às 18 horas (exceto às quartas-feiras, quando funcionam de 10h às 16h). Na capital mineira, os cartórios se situam na avenida do Contorno (Lourdes), no Barreiro e em Venda Nova. Confira o endereço do seu cartório eleitoral clicando aqui ou ligue para o Disque-eleitor (31)3291.0004.

Para se justificar, o eleitor deve preencher um formulário, disponível no cartório, apresentando o documento que comprove a razão da ausência e também um documento de identificação. Se o eleitor estiver fora do seu domicílio eleitoral, poderá apresentar a justificativa a qualquer cartório eleitoral, que remeterá o documento para o cartório onde o eleitor estiver inscrito, onde deverá ser devidamente validado.

Quem esteve fora do País e não pôde votar, tem 30 dias (após seu retorno ao Brasil) para regularizar sua situação, de preferência junto ao seu cartório eleitoral, devendo apresentar passagem e passaporte (com respectivas anotações das datas das viagens) ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito, para comprovar o período em que esteve ausente do País.

A justificativa eleitoral deve ser feita para cada um dos turnos em que o eleitor se ausentar. Caso o requerimento entregue no cartório eleitoral contenha dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor, não será considerado válido. O acolhimento ou não das alegações apresentadas ficará sempre a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor estiver inscrito. O eleitor pode apresentar justificativa de ausência em quantas eleições forem necessárias.

Balanço de justificativas

No primeiro turno das eleições, compareceram às urnas em todo o estado de Minas Gerais 11.838.442 eleitores, o que corresponde a 81,57% do eleitorado. O número de abstenções foi de 2.675492 eleitores (18,43%). Em Belo Horizonte, os mesários receberam 97.563 justificativas no primeiro turno.A Região Eleitoral do Alto Paranaíba, que abrange 23 zonas eleitorais em 22 cidades (com 550.519 eleitores, 2.301 seções), é a quinta Região Eleitoral a ser instalada no Estado.

O eleitor que não apresentar a justificativa, enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, fica impedido, entre outras coisas, de obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, se servidor público; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, bem como – se aprovado – tomar posse nele; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Vale lembrar, ainda, que quem não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. A regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos) e aos portadores de deficiência física ou mental.

O prazo para apresentação da justificativa referente ao segundo turno de votação, ocorrido no dia 31 de outubro, termina no dia 30 de dezembro.
Fonte: http://www.justicaeleitoral.gov.br

Motociclista fica gravemente ferido em mais um acidente na Avenida Paraíba

Um homem fica gravemente ferido em um acidente hoje (30) por volta de 15 horas no cruzamento da Avenida Paranaíba com Rua Minas Gerais no bairro Brasil.
Segundo informações do soldado Márcio que presenciou a hora em que o motociclista que estava na CG 125 da Prefeitura Municipal Avenida Paranaíba sentido cristavo e ao entrar a direita na Rua Minas Gerais não percebeu que o Palio prata que estava na Avenida Paranaíba sentido centro conduzido por André Luís Malacrida Cruz de 24 anos que é jogador de futebol, ele disse que buzinou e tentou desviar mais não conseguiu e atingiu o motociclista em cheio. Os policiais que estavam logo atrás pegarão o extintor de incêndio pois o carro estava vazando gasolina e para que não houvesse principio de incêndio ele  jogou o produto no veiculo pois a vitima estava no local.Os bombeiros chegaram logo em seguida e socorreram ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Pedro Calinerio de Magalhães 59 anos que foi levado para o HRAD de Patos de Minas com Trauma na cabeça a boca dele estava sangrando muito.Chegando ao hospital ele ainda teve uma parada cardiorespiratória , foi estabilizada antes de dar  entrada ao Pronto Socorro.
Pedro Calinerio esta no CTI do hospital regional, a perícia esteve no local para verificar as principais causas do acidente.
Autor: Aislan Henrique




Chuva causa transtorno em algumas ruas da cidade

As chuvas do final de semana  foram as mais fortes deste mês com várias quedas de árvores por toda a cidade.
No sábado (28) o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas foi acionado para desobstruir várias ruas da cidade em que árvores caíram em meia pista atrapalhando o fluxo de veículos.
Segundo o corpo de bombeiros só na tarde de sábado foram mais 20 chamados a respeito de arvores que caíram em todo perímetro urbano, os casos mais graves foi Ypê que caiu em cima de um muro, uma que caiu em cima de um carro que caiu em cima de veiculo. Um elevador de carga que caiu em cima de um muro.
Outras várias caíram nas principais Avenidas da cidade como Afonso Queiroz, Dilermando Gomes, Fátima Porto e Paracatu.
Já no domingo (29) uma árvore enorme que fica dentro do UNIPAM caiu por sorte o local fica isolado.
Os bombeiros alertam as pessoas para em caso de chuva forte, as pessoas busquem um local seguro onde não haja nenhum perigo de alagamento, queda de muro e queda de árvore.
Autor: Aislan Henrique


Rapaz é preso com uma arma engatilhada

Às 19h08min, através de denúncias anônimas a Polícia Militar soube que um indivíduo que conduzia um veículo GM Kadette portava uma arma de fogo e a exibia às diversas pessoas que se encontravam nas imediações do Centro Universitário, na Rua Major Gote. Em rastreamento, na Rua Nito de Deus Vieira, de posse das letras da placa do referido veículo,Gaspar Junior dos Reis Branquinho que foi abordadopela PM  de 23 anos, que conduzia o Kadette de cor azul. Durante buscas foi encontrado um revólver calibre .22, com 07 munições intactas. O autor alegou que estava em um bar na Rua Major Gote, quando foi ameaçado por dois indivíduos supostamente ocupantes de uma Ford F 250 e por esta razão deslocou-se a sua residência no Bairro Nossa Senhora Aparecida armou-se com o revólver e retornou ao local com a intenção de revidar as ameaças. Este autor foi preso em flagrante e conduzido à delegacia. A arma foi apreendida.
Autor: Aislan Henrique

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Homem provoca acidente foge entra na contra mão e entra em um muro


Neste domingo (28) um homem provoca acidente e entra em muro.Ele estava em uno e bateu em na lateral de um ômega.
Um homem com sintomas de embriaguez provoca um acidente na Rua São Paulo foge até a Avenida Paranaíba entra na contra mão e ao tentar entrar na Rua Minas Gerais perde o controle do veiculo e entra em um muro do lado da igreja dos capuchinhos, o carro só não entrou mais porque os quatro pneus furaram e havia algumas arvores que impediram que o carro entrasse no lote por inteiro.
Os bombeiros foram acionados a comparecer no local e só retiraram o condutor pelo
porta malas, ele foi encaminhado para o HRAD e quando os bombeiros o saíram.
Recusou atendimento e saiu do hospital, segundo informações Clóvis Luiz Ferreira de 53 anos estava com fortes sintomas de embriagues e saiu antes da chegada dos policiais militares.
Os policiais começaram rastreamentos para localizar o condutor, porém ele não foi encontrado e os rastreamentos continuam.
O carro foi encaminhado para o depósito de DETRAN.
Autor : Aislan Henrique


Vestibulando foi preso após ser encontrado ponto eletrônico



Foi flagrado no centro Universitário de Patos de Minas um vestibulando que tentava uma vaga no curso de Medicina, que foi bastante concorrido com 20 alunos por vaga, que foi neste domingo 28 de novembro. Após verificar que o aluno estava nervoso na hora da prova ele foi chamado por um aplicador a ir até uma sala nas dependências do UNIPAM, para que fosse verificado se havia algo com o aluno, feita uma busca foi encontrada o ponto eletrônico no ouvido direito de João Cezar Neves Maynart de 20 anos, é estudante de Montes Claros, os policiais civis ainda encontraram pregado em seu corpo um fio que servia como antena via radio para que fosse recebida a comunicação.
O estudante disse que conseguiu o ponto eletrônico em uma busca feita no GOOGLE e após a esta busca ele teria encontrado no Yahoo Respostas uma pessoa que dizia vender o sistema de ponto de todas as áreas para vestibulandos e que o pagamento seria após a aprovação dos mesmos. Após varias perguntas ao vendedor como funcionava o esquema o João Cezar entrou em contato com o mesmo pelo MSN e fez o pedido que chegou a Casa de moto taxi. Ele foi orientado como era feita a utilização do sistema e qual aparelho teria que comprar para que o sistema funcionasse corretamente.
Ele chegou a receber duas respostas enquanto usava o ponto e não soube quem havia lhe passado as repostas só disse que seria um homem.
Foi encontrado no corpo dele um fio preso em seu corpo este fio fazia a conexão, um celular especifico para a pratica e duas baterias e um minúsculo ponto que estava em seu ouvido direito. Todo material feito periciado e levado para a delegacia juntamente com o vestibulando.
Ele disse que o pagamento seria feito após confirmação da aprovação dele e o valor a ser pago seria de quinze mil reais.
João foi levado para o presídio Sebastião satiro onde vai aguardar julgamento pelo artigo 171 por estelionato.
A própria faculdade buscou informações sobre o assunto e juntamente com os dois delegados e dois agentes da PC investigaram além de joão Cezar uma moça que disse ter recebido proposta porém seu pai não iria aceitar a compra .
A policia civil vai continuar com as investigações para identificar o vendedor desses pontos eletronicos.
Autor: Aislan Henrique

sábado, 27 de novembro de 2010

Chuva e ventos fortes derrubam varias árvores em Patos de Minas

Na tarde deste sábado, uma chuva muito forte derrubou muitas árvores em muros, carros,e algumas caíram no meio da rua impedindo o transito em algumas ruas só no começo da tarde o corpo de bombeiros recebeu chamados sobre algumas árvores que caíram ou galhos que impediam o transito.
Volto amanhã com mais detalhes sobre essa chuva.

Grave acidente na Avenida Marabá mobiliza orgãos de resgate


O GM/Kadett atravessou o canteiro central e bateu na lateral do FIAT/Uno. Quatro pessoas que estavam no ponto de ônibus também foram atingidas. Nove pessoas ficaram feridas e uma morreu.
O acidente aconteceu por volta de 09h da manhã desta sábado (27) na Avenida Marabá. O condutor do GM/Kadett, que estava embriagado, perdeu o controle do veículo, atravessou o canteiro e bateu contra o FIAT/Uno.
Três jovens estavam no veículo branco, sem cinto e saíram de uma festa em Presidente Olegário. Eles tiveram ferimentos graves. No outro carro também havia três pessoas, uma delas morreu e outras duas ficaram gravemente feridas. O veículo também atingiu quatro pedestres que aguardavam o ônibus. Uma pessoa que viu o acidente passou mal e necessitou de atendimento médico.
As equipes do SAMU foram as primeiras a chegarem ao acidente. Imediatamente os paramédicos iniciaram o apoio às vítimas. O local foi isolado pela Polícia Militar. Devido a distancia, o Corpo de Bombeiros gastou alguns minutos para chegar ao acidente. O médico do SAMU avaliou cada vítima e coordenou o atendimento. Uma passageira do Uno já não apresentava os sinais vitais. Os motoristas dos veículos estavam com os quadros de saúde mais grave. Um pedestre que viu o acidente sofreu um infarto e também necessitou de atendimento de urgência. As equipes se desdobraram para atender o mais breve cada paciente.
Tudo não passou de uma simulação para avaliar o atendimento do SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e até hospitais. Apenas os coordenadores sabiam que o fato não era real. Todos se empenharam para salvar as falsas vítimas.
Segundo o Coordenador do SAMU, Alexander Gonçalves de Souza, o objetivo foi criar um ambiente de uma tragédia com 11 vítimas, onde cada atendimento fosse avaliado pelos “anjos” (pessoas que acompanham as vítimas para avaliar). O trabalho era analisado desde a ligação para a emergência, até o atendimento hospitalar. “Através desta avaliação podemos descobrir falhas no atendimento e melhorar ainda mais o serviço”, ressaltou.
O sub-comandante da 2ª Companhia de Corpo de Bombeiros em Patos de Minas, Tenente Arthur Fábio afirmou que a integração dos bombeiros com o SAMU nas ocorrências é importante para um atendimento rápido e eficaz. “Temos treinamentos diários que serão colocados a prova aqui neste simulado”, afirmou.
A diretora do Hospital Regional Antonio Dias, Maria de Fátima Brás, também elogiou o trabalho feito em equipe e em rede pelo SAMU, Corpo de Bombeiros e o hospital. “Um simulado como este é importante para que possamos nos preparar para uma situação real”, ressaltou.
Alexander também elogiou a simulação. “Algumas pessoas que passavam pelo local até imaginaram que era real”, afirmou.
Ele explicou ainda que não está avaliando somente o funcionário do SAMU, mas também a integração com os demais órgãos de segurança pública. “O trabalho realizado foi muito bom, ninguém morreu além daqueles que deveriam morrer, uma vez que isso é um simulado, foi um trabalho coordenado e muito bem feito”, finalizou.
Autor: Igor Nunes Fotos: Aislan Henrique







sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Preparem-se Amanhã Festa do Pijama



E podem ir ensaiando, O Via Circular e todos os participantes da Festa do Pijama vão participar durante a festa, da filmagem para o concurso do Ah MULEKE do Pânico da TV.
Ë isso aí.... preparem-se
Ah Muleque!!! Festa do Pijama 2010


Gusttavo Lima estara em Alfenas hoje

Bocas de Lobo com muito lixo

Uma chuva que caiu na tarde desta sexta feira em Patos de Minas mostra a realidade de como que fica os locais onde a agua vai antes de desagua no paranaíba
Os  bueiros estão lotados de lixo que são trazidos da parte alta da cidade e só para nas bocas de lobo.
Muitas vezes os moradores até estão cientes que o lixo pode ficar um ou dois dias na porta de sua casa sem que ele será recolhido, e sem importar com o que pode acontecer com o  lixo. Ainda mais com este período de chuvas fica o alerta aos moradores sobre este fato que pode, e causa transtornos para outros moradores que muitas vezes são prejudicados com o entupimento dessas bocas de lobo.
Autor: Aislan Henrique


 



Polícia recupera dinheiro roubado em Casa Lotérica e bandidos estão sendo rastreados

Uma casa lotérica foi assaltada na tarde desta quarta-feira em Serra do Salitre, município pertencente ao 46º BPM.
Segundo o boletim de ocorrência dois indivíduos armados invadiram o estabelecimento, renderam funcionários e clientes e roubaram R$ 1.440,00 em dinheiro. Em seguida, eles fugiram em uma motocicleta, Honda Fan, placa HNL 1415 de Patrocínio.
Por volta de 16 horas a Polícia Militar conseguiu informações que os autores teriam fugido para Patrocínio, Em rastreamentos a PM conseguiu identificá-los, porém eles perceberam a presença policial e abandonaram a motocicleta usada no assalto adentrando num cafezal.
Posteriormente, eles atravessaram BR 365 e entraram em outro cafezal, próximo a AABB.
Neste local as buscas continuaram com auxílio dos cães da ROOCA, encontrando as armas usadas no crime, um revólver calibre 22 com 7 munições e um revólver calibre 38 com 6 projeteis e toda a quantia em dinheiro roubado na casa lotérica.
Rastreamentos estão sendo feitos para localizarem os autores que já estão identificados e residem no bairro Serra Negra.

Um senhor de 60 anos cai de uma altura de uns cinco metros e traumatismo.

Um senhor de 60 anos cai de uma altura de uns cinco metros e traumatismo. Ele estava em uma casa na rua Afonso Castro no Bairro Novo Horizonte.
Segundo informações da Equipe do SAMU que fez o atendimento ele perdeu o equilíbrio, pois tinha acabado de chover quando João Carias da Silva de 60 anos estava em cima de um pé de manga e caiu de uma altura de cinco metros, ele teve um traumatismo craniano e uma fratura na bacia, o ouvido dele estava sangrando. Ele foi levado para o HRAD para fazer exames.
Autor : Aislan Henrique

Acidente no cruzamento das ruas Dona Luiza com marechal Floriano 26-11-10

Hoje aconteceu um  acidente envolvendo duas Stradas no cruzamento das ruas Dona Luiza com marechal Floriano.


Na hora do acidente chovia forte e segundo Carlos Guilherme de 48 anos que estava na Rua Dona Luiza disse que só não se machucou gravemente porque usava o cinto de segurança, ele chegou a bater a cabeça no teto do veiculo e por sorte não teve nenhuma ferimento.O outro condutor João Gonçalves também saiu ileso da batida porém por causa do impacto ter sido forte o carro ficou atravessado no meio da rua atrapalhando o trânsito local,os dois carros só saíram do local em cima de um guincho.

É sempre bom lembrar os motoristas com esse período de chuvas ter mais atenção e criar uma certa distância com o veiculo que esta a sua frente para que não ocorra acidentes graves por causa da pista esta escorregadia, pois foi um grande período sem chuvas e com isso teve uma grande concentração de oléo na vias.
Autor: Aislan Henrique

Rapaz é preso por envolvimento no Tráfico de drogas e dois menores apreendidos

A policia militar após varias denuncias e um mandado de busca e apreensão foram até a Rua São Bento no bairro Vila Garcia, na hora da chegada dos policiais os policiais depararam com três indivíduos. Os três foram levados para delegacia sendo um maior Carlos Jhones Brito de 21 anos, e outros dois menores sendo um de 16 e outro de 17 anos a policia militar com cumprimento de mandato de busca e apreensão foram até a casa de André de Oliveira Paula que saiu da casa antes da chegada dos policiais militares com uma mochila que certamente poderia estar com drogas.A casa já é bem conhecida pela policia militar pois tem um grande movimento de usuários praticamente 24 horas por dia.
Na casa foram apreendidos cinco celulares, uma faca, um punhal, três aparelhos de som, um soco inglês, um bicicleta, um relógio, 115 reais, um óculos de 560 reais além de varias latinhas que eram usadas para o consumo das drogas, e uma pedra de crack que estava pronta para ser consumida.
Autor: Aislan Henrique






Derramamento de Oléo na Major Gote

Ontem por volta de 20h:00min os bombeiros receberam pelo menos 10 chamados para atender uma ocorrência de óleo na pista, pois muitos veículos estavam  passando direto e subindo no passeio. O derramamento de óleo foi Major Gote na Praça do Antonio Dias.
O dono do Restaurante disse que teria bloqueado a pista para que nenhum motorista passasse pelo local,pois o local estava muito escorregadio porém muitos motociclistas não respeitaram caíram três e alguns tiveram escoriações.

Os bombeiros chegaram até o local e isolarão e virão que era uma grande extensão de derramamento do óleo, eles jogaram serragem onde o óleo estava concentrado, pois não imaginavam que era tão grande a extensão, policia militar foi acionada para que nenhum motorista passasse pelo local até a finalização dos trabalhos.

O trânsito ficou quase parado, pois o local é bem movimentado.
Autor: Aislan Henrique

Ciclista Avança sinal e causa acidente

Um acidente aconteceu  ontem (25) por volta de 17h15min no cruzamento das ruas Joaquim das Chagas com Olegário Maciel envolvendo um ciclista e um Clio de Goiânia.

O condutor do veiculo descia a Olegário Maciel quando foi surpreendido com o ciclista que avançou o sinal vermelho e bateu no veiculo, o Corpo de Bombeiros socorreu Tullio Marcelo Rodrigues Rosa de 15 anos teve escoriações pelo corpo.

A policia Militar foi acionada para fazer o B.O, o veiculo era segurado.
Autor: Aislan Henrique

 
 

Motorista não respeita parada e causa grave acidente

O acidente aconteceu ontem por volta de 17h30min na esquina da Avenida Getulio Vargas com Rua Deiró Borges envolvendo uma motocicleta CG150 e um doblô.
O condutor  da motocicleta seguia na Avenida Getulio Vargas quando o motorista do doblô não percebeu que o motociclista se aproximava e não respeitou a sinalização e causou o acidente, com o impacto os dois foram jogados no passeio. O condutor da motocicleta Alessandro Ribeiro Caetano de 23 anos teve uma fratura no tornozelo e varias escoriações pelo corpo, a passageira Luciana Pereira Rodrigues de 32 anos bateu com a coluna servical no meio fio e teve uma fratura na bacia e uma na posição final da coluna, ela esta em observação no HRAD para realização de raios-X, pois ela estava com  muitas dores na coluna.

O motorista do carro Diogo Antonio do Amaral de 26 anos saiu ileso na batida, os bombeiros foram acionados para colocar serragem, pois houve derramamento de óleo do veiculo.
Autor: Aislan Henrique

 



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Relator do Orçamento admite mais R$ 2 bilhões para saúde

Brizza Cavalcante
O relator-geral do Orçamento de 2011, senador Gim Argello (PTB-DF), admitiu nesta quarta-feira que poderá aumentar em R$ 2 bilhões os recursos previstos para a saúde – a proposta orçamentária enviada pelo Executivo já prevê R$ 68,6 bilhões para a área. Argello não garantiu, porém, atender o pedido do presidente do Conselho Nacional da Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, que defende o acréscimo de R$ 6 bilhões.
“O investimento na saúde vem crescendo desde 2007 a níveis muito acima da inflação. Claro que ainda é pouco, porque a saúde é um serviço público essencial. Contudo, temos de atender também a outras áreas importantes, como educação, transporte e segurança pública”, justificou Argello, após reunião com representantes do CNS, da Frente Parlamentar da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass, que integra os secretários estaduais) e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
Parte dos R$ 2 bilhões que deverão ser acrescentados ao orçamento da saúde sairá da segunda reestimativa de receita feita pelo Congresso para o próximo ano. Os valores serão divulgados a partir da próxima semana.
Prioridades
O presidente do CNS destacou que a atenção básica é a área que necessita de mais recursos orçamentários. A atenção básica envolve os primeiros cuidados com a saúde e os diagnósticos precoces, por exemplo.
Segundo ele, também há demanda reprimida em áreas específicas como transplantes, hemodiálises, cirurgias cardíacas e ortopédicas. “Não podemos esquecer a considerável necessidade de melhorias nos procedimentos especializados. Contudo, temos de priorizar a estruturação da rede de proteção básica”, argumentou Batista Júnior.
Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Daniella Cronemberger
Fonte:Agência Câmara

Deputados querem restringir venda de terras a estrangeiros

Somadas, as terras compradas por estrangeiros no Brasil equivalem ao território da Suíça; governo também estuda proposta com restrições.
Tramitam na Câmara seis projetos de lei e uma proposta de emenda à Constituição que ampliam as restrições à compra de terras no Brasil por estrangeiros – um deles foi aprovado nesta quarta-feira (24) pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Uma outra proposta já foi aprovada pela Câmara no fim do ano passado e enviada ao Senado, limitando a aquisição de terras na Amazônia LegalA Amazônia Legal é compreendida pela totalidade dos estados do Acre, do Amapá, de Amazonas, do Pará, de Rondônia e de Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, de Tocantins e do Maranhão. A região engloba uma superfície de aproximadamente 5.217.423 km² e correspondente a cerca de 61% do território brasileiro. Foi instituída com o objetivo de definir a delimitação geográfica da região política captadora de incentivos fiscais com o propósito de promoção do seu desenvolvimento regional. A região é povoada por 24 milhões de pessoas.. O governo também estuda um projeto com restrições para compra de terras para estrangeiros, que será encaminhado ao Congresso.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), estrangeiros têm posse de 4,35 milhões de hectares de terras no Brasil – área equivalente ao território da Suíça ou do Rio Grande do Norte. Essas terras estão distribuídas em 3.689 municípios, principalmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Na opinião de deputados que apresentaram projetos tratando da aquisição de terras por estrangeiros, a legislação atual não consegue fazer um controle fundiário efetivo.
Conheça os projetos em tramitação
Conheça regras de outros países
"Há interesse de grandes empresas de comprar terras na Amazônia e é preciso garantir a soberania do Brasil", afirmou o deputado Nilson Mourão (PT-AC), autor do projeto enviado ao Senado.

Para a deputada Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM), a legislação atual é ultrapassada. Segundo ela, a Amazônia Legal, que ocupa 60% do território nacional, é uma área sem controle fundiário. "Não sabemos dizer com precisão a quem pertence a terra da Amazônia. Há grandes conflitos entre particulares, municípios, estados e União, que tornam a situação muito complicada", afirmou.

Na opinião do deputado Beto Faro (PT-PA), a legislação atual tem regras que não são cumpridas. "Os cartórios de registro de imóveis deveriam disponibilizar a quantidade efetiva de terra adquirida por estrangeiros e isso é segredo. Os próprios ministérios não têm essa informação clara", afirmou.
Regras atuais
Atualmente, a compra de terras por estrangeiros é regulada pela Lei 5709/71. Estrangeiros (pessoas físicas e jurídicas) não podem adquirir imóveis com área superior a 50 módulos de exploração indefinida (MEIO módulo de exploração indefinida (MEI) é um tipo de módulo rural. É calculado com base em critérios como a fração mínima de parcelamento na região e corresponde à medida de 5 a 100 hectares, de acordo com a localização da propriedade.), em área contínua ou descontínua.

Hoje, a lei estabelece que, no máximo, um quarto das terras de cada município pode estar em mãos de estrangeiros. Pessoas da mesma nacionalidade só podem ter, juntas, 40% desse percentual - ou seja, um décimo da área de cada município.

O texto legal exige ainda que a aquisição de imóveis rurais com mais de 3 e menos de 50 MEI seja precedida de autorização do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Já os imóveis com área de até 3 módulos podem ser adquiridos livremente.

As aquisições de área superior a 100 módulos para pessoa jurídica e 50 para pessoa física dependem de autorização do Congresso Nacional, de acordo com a legislação.

Segundo a norma, os cartórios de registros de imóveis devem remeter trimestralmente a relação das aquisições rurais por pessoas estrangeiras. A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça determinou, em julho deste ano, o cumprimento desse dispositivo pelos tabeliães. A medida pôs fim a uma discussão que vinha desde a Constituição Federal em 1988, sobre a validade ou não desse trecho da lei.
Fonte: Agência Câmara

Hemocentro comemora a Semana do Doador de sangue

Hemocentro comemora a Semana do Doador de sangue

Está sendo comemorado nesse 25 de novembro em todo o Brasil o Dia do Doador voluntário de sangue. Para marcar a data, o Hemocentro de Patos de Minas está realizando uma série de atividades durante toda semana, buscando valorizar e homenagear os doadores.
Especialmente hoje (25) os doadores estão recebendo um kit com camiseta e boné. Também estão participando de uma alimentação especial, com frutas, sucos e um bolo.
O Hemocentro de Patos de Minas recebe em média 30 doadores todos os dias, totalizando aproximadamente 700 coletas todos os meses. No total são 30 mil doadores cadastrados e o atendimento envolve 32 cidades da região.
No último domingo foi realizada uma missa abrindo as comemorações da Semana do Doador, na quarta-feira (24) foi realizado um culto. No decorrer dessa quinta-feira (25) coletas e homenagens diversas.
Na sexta-feira (26) está previsto um jantar dançante com a participação de 100 doadores, onde cada um poderá levar um acompanhante.
No jantar os maiores doadores serão homenageados com diplomas:
  • 10 doações- Diploma azul
  • 15 doações- Diploma Bronze
  • 25 doações- Diploma prata
  • 35 doações- Diploma ouro
  • 50 doações- Diploma diamante
O Núcleo Regional de Patos de Minas preparou uma programação especial:
Dia 24 – quarta-feira19h - Culto em Ação de Graças aos Doadores Voluntários de Sangue e funcionários do Núcleo na 1ª Igreja Presbiteriana de Patos de Minas, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 582, Centro.
Dia 25 – quinta-feira07h às 11h - Comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue - Homenagens aos Doadores de Sangue no Hemocentro de Patos de Minas, localizado na rua Major Gote, 1255 , Centro.

Dia 26 – sexta-feira 20h – Cerimonial de Entrega de Diplomas aos Doadores de Sangue, sorteados, com mais de 10 doações completadas no ano de 2010 e Diplomas de Honra ao Mérito aos Parceiros (Convite especial) na Loja Maçônica Esforço e Trabalho, localizada na rua Barão do Rio Branco, 2200, Lagoa Grande.
Doação de Sangue
Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenham tido hepatite após os 10 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. Para realizar o gesto de cidadania, o candidato à doação também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.
Fonte: http://www.patosurgente.com.br/ / http://www.clubenoticia.com.br/

Ex-namorado agride novo amante com machadinha- 25/11/2010

Um homem de 56 anos estava andando de motocicleta quando viu sua ex-namorada na Rua Presidente Vargas, bairro São Judas. Ele abordou a mulher que estava na companhia de seu novo namorado, um homem de 35 anos, que por sua vez não gostou da atitude do ex-namorado. Os homens começaram a discutir e em seguida entraram em luta corporal.
O homem de 56 anos apoderou-se de uma machadinha e desferiu um golpe em seu adversário.
A Polícia Militar chegou ao local e não encontrou os envolvidos que haviam fugido.
Em rastreamentos ambos foram localizados e conduzidos ao atendimento médico, onde após receberem tratamento foram presos e conduzidos a Delegacia de Polícia.
Fonte: http://www.dianewsnoticias.com.br/

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Animais Capturados pelos Bombeiros são encaminhados para Clinica Bicharada

O corpo de bombeiros está capturando animais da fauna e flora praticamente todos dias em Patos de Minas, as vezes muitos desses animais já estão próximos de seu habitat natural, e com a proximidade da cidade com as matas e Rio Paranaíba em Patos de Minas ocorre uma grande incidência dessas ocorrências, que muitas vezes são de animais como cobras, gambas, e algumas aves como o Gavião Cabloco que foi parar em uma casa no Bairro São José Operário que fica próximo ao Rio Paranaiba.
Os militares pedem que se caso algum animal entrar em sua casa entre em contato com o 193 ou 181 da Policia Militar de Meio Ambiente para fazer a captura ou orientar as pessoas sobre o cuidado de cada animal que muitas vezes não tem contato com as pessoas.
Eu fui até a clínica onde se encontram grande parte dos animais que são capturados esses animais e encontrei por lá um filhote de Tucano que esta se alimentando com ração apropriada para animais, também esta na clínica o filhote de Cachorro do Mato Grande que foi encontrado no Bairro Sebastião Amorim, também esta na clínica uma coruja buraqueira que é um animal que se vê por quase toda parte.
Todos esses animais após tratamento vão ser soltos no seu habitat natural.
O único que não resistiu aos ferimentos por conta de uma linha de anzol foi o cagado que certamente já estava com o anzol na boca por um longo tempo e não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da clínica.
Hoje foi capturada uma caninana que foi noticiada agora a pouco.
Autor: Aislan Henrique














Postagens populares