Postagem em destaque

Manhuaçu: PCMG e PMMG prendem suspeito de violência doméstica

  D urante ação conjunta desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), um homem foi pre...

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Um Cágado foi capturado na Lagoa Grande

Um Cágado foi encontrado com um anzol na Lagoa Grande no bairro Lagoa Grande em Patos de Minas nesta segunda (22) por volta de 15h:00min, o animal foi capturado por pessoas que frequentam a Lagoa e viram o animal com uma linha de anzol na boca, o animal não estava conseguindo abrir a boca por causa do anzol que ele engoliu.O animal foi levado até o Corpo de Bombeiros para a retirada do anzol.
"Os cágados são répteis da Ordem Testudinata (a mesma das tartarugas), da família Chelidae, que é composta por 11 subfamílias, nas quais estão distribuídas mais de 40 espécies, encontradas em Nova Guiné, Austrália e América do Sul. No Brasil, são encontradas 16 espécies de cágados.
São conhecidos também como “tartarugas pescoço de cobra”, devido ao fato de seu pescoço ser mais comprido e estreito que o das tartarugas. Algumas vezes, o pescoço do cágado chega a ter o mesmo comprimento que sua carapaça. Portanto, para proteger a cabeça sob a carapaça, o cágado dobra o pescoço para o lado. Outra diferença entre os cágados e as tartarugas é o tamanho. Os cágados são muito menores que as tartarugas. Geralmente, chegam a no máximo 35 cm de comprimento.
A carapaça dos cágados tem forma achatada e cor escura. Seu corpo é adaptado a sua necessidade de nadar, pois sua carapaça é delgada e entre seus dedos existem membranas. Embora passe grande parte do tempo nadando, os cágados não vivem o tempo todo na água. São ágeis, utilizando a água como recurso de fuga quando se sente ameaçado em terra.
Vivem a beira de rios, açudes e lagos, ou seja, próximos a água doce. Preferem ambientes com temperatura entre 10° e 35° C, enquanto temperatura da água deve variar entre 15° e 25° C. Em temperaturas inferiores a essas os cágados podem ficar doentes. No inverno é comum que estes animais hibernem.
Grande parte das espécies de cágados é carnívora, enquanto outras são onívoras. As espécies carnívoras se alimentam de pequenos peixes, moluscos, anfíbios, insetos, crustáceos e vermes. Já as espécies onívoras acrescentam a esse mesmo cardápio, alguns vegetais.
O acasalamento dos cágados ocorre dentro da água. Após algum tempo, as fêmeas enterram seus ovos em um buraco no solo. Cada espécie tem suas peculiaridades em relação a tamanho, peso, tempo de incubação, etc. Considerando uma das espécies que são encontradas no Brasil, o Cágado-Cabeçudo, por exemplo: a média de ovos em cada postura é de 6 a 7 ovos. Os ovos pesam em média 14 g, e têm cor creme. O tempo de incubação varia entre 80 e 130 dias. Ao nascerem, os pequenos cágados têm cerca de 4 cm, e pesam cerca de 10 gramas, em média. É comum a postura ocorrer duas vezes em uma mesma temporada.
No Brasil, o comércio desses animais é proibido, embora seja comum ver cágados a venda em lojas. A criação de cágados como animal de estimação pode ser relativamente fácil enquanto estes são pequenos, mas quanto maiscrescem, maior o terrário devera ser. Um terrário apropriado deve ter pelo menos 3 vezes a largura do animal e 5 vezes seu comprimento."










0 comentários:

Postagens populares