VOTEM NAS CINCO ESTRELINHAS E AJUDE O FATALE ...RUMO AO DOMINGAO DO FAUSTAO
Blog do Aislan - Repórter MG
D urante ação conjunta desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), um homem foi pre...
Contar com unidade do SAMU é um privilégio para Patos, segundo o coordenador Alexander Souza. (Foto: Eduardo Santoro)
Desde setembro de 2003, Patos de Minas conta com a atuação do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A cidade foi uma das dez primeiras no Brasil a disponibilizar este serviço, totalmente, gratuito, através do SUS. O coordenador técnico do SAMU, o médico Alexander Gonçalves de Souza comentou que, são atendidos em média 1200 chamadas. Segundo dados de Maio deste ano, ele comentou que, do total de solicitações, 565 resultaram em atendimentos - a maioria pelas unidades básicas. “Parte é proveniente de trotes ou pedido de transporte, o que não pode ser feito pelas nossas unidades”, comentou.
Ele informou que em Patos de Minas, existe a Central de Regulação que conta com médico regulador, telefonista, enfermeiros e condutores – todos com especialização em atendimento de urgência. São três equipes em atuação constante, sendo duas unidades básicas e uma unidade mais completa com desfribilador, respirador mecânico e incubadeira. “Nossa orientação é para que o enfermeiro ou o médico estejam ao lado do paciente em apenas cinco minutos, no perímetro urbano”, comentou.
Alexander informou que o grande dilema é identificar a chamada com maior prioridade e destinar a unidade correta para os atendimentos. “Neste tipo de solicitação quanto mais informações a pessoa passar, melhor será a nossa avaliação e, em todos os casos, enquanto a telefonista pega as informações uma unidade já está a caminho para promover o socorro imediato”, disse.
Para ele é motivo de grande satisfação ver que o trabalho representa a continuação da vida para os pacientes. “Só nesta semana, conseguimos salvar três pessoas com parada e em todas, obtivemos sucesso na ressuscitação”, ressaltou. “No SAMU, atuamos como uma verdadeira equipe”, salientou.
Integração com Corpo de Bombeiros - Ele salientou que desde o início das operações, o SAMU mantém um relacionamento de extrema cooperação com o Corpo de Bombeiros. “Nós temos uma linha direta com os Bombeiros Militares e nunca tivemos conflitos para atender ocorrências”, comentou ele acrescentando, que os bombeiros atendem ocorrências relativas a incêndio, afogamento e encarceramento de vítimas em acidentes de trânsito. “Nos casos em que há necessidade de um socorro com apoio de um médico, os próprios bombeiros nos solicitam para suporte”, acrescentou.
Sobrecarga – Ele alertou ainda que, o SAMU dispõe de linhas para atendimento e que pode ocorrer a sobrecarga de solicitações, especialmente, observada quando há um acidente de trânsito. ”Muitas pessoas ligam, ao mesmo tempo, para pedir a unidade para o mesmo fato”, disse. O coordenador destacou também, que contar com um serviço desta complexidade é um privilégio de Patos de Minas, principalmente, porque cada saída de uma unidade representa investimentos de R$ 840,00 – serviço custeado pelos governos Federal (50%), Estadual (25%) e Municipal (25%).
Autor: Mariângela Nogueira - Fotos: Eduardo Santoro
Um grave acidente chocou quem passava pela Avenida JK no final da tarde deste domingo (03). O fato aconteceu próximo a fábrica da Coca-Cola.
O veículo GM Corsa GSI, com placas de Patos de Minas, seguia pela pista central da avenida, sentido Trevo da Pipoca, quando tentou fazer uma ultrapassagem e atingiu a lateral de um Fiat Pálio Weekend, também com placas de Patos de Minas, que transitava em sentido contrário.
O condutor do Pálio, Lucas Gabriel, de 21 anos, conta que ainda tentou desviar do veículo, mas foi atingido na traseira. “Após o choque ainda perdi a direção, mas felizmente consegui controlar e parar o veículo, depois disso só vi o outro carro em chamas”, explicou.
Testemunhas contam após a colisão o Corsa rodou na pista, capotou no canteiro central, bateu em uma árvore e explodiu. O condutor, Fábio Ângelo Ledur, de 29 anos, foi arremessado para fora do veículo, vindo cair na entrada de um posto de combustível próximo ao local.
Fábio foi socorrido com vida pela equipe do SAMU até a CTI do Hospital Regional onde foi constatado que ele sofreu traumatismo craniano, hemorragia interna e várias escoriações. Ele recebeu alta na CTI na segunda-feira pela manhã e continua internado na enfermaria, seu estado de saúde é estável.
A perícia esteve no local para apurar as causas do acidente. Populares reclamam que este acidente, assim como vários outros, poderiam serem evitados se houvesse mais sinalização e redutores de velocidade no local.
Autor: Igor Nunes. Fotos: Igor Nunes.