Postagem em destaque

Manhuaçu: PCMG e PMMG prendem suspeito de violência doméstica

  D urante ação conjunta desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), um homem foi pre...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

SAMU registra em média 1200 chamados por mês


Cada atendimento das unidades do SAMU custa cerca de R$ 840,00.

Csc_3134

Contar com unidade do SAMU é um privilégio para Patos, segundo o coordenador Alexander Souza. (Foto: Eduardo Santoro)

Desde setembro de 2003, Patos de Minas conta com a atuação do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A cidade foi uma das dez primeiras no Brasil a disponibilizar este serviço, totalmente, gratuito, através do SUS. O coordenador técnico do SAMU, o médico Alexander Gonçalves de Souza comentou que, são atendidos em média 1200 chamadas. Segundo dados de Maio deste ano, ele comentou que, do total de solicitações, 565 resultaram em atendimentos - a maioria pelas unidades básicas. “Parte é proveniente de trotes ou pedido de transporte, o que não pode ser feito pelas nossas unidades”, comentou.

Ele informou que em Patos de Minas, existe a Central de Regulação que conta com médico regulador, telefonista, enfermeiros e condutores – todos com especialização em atendimento de urgência. São três equipes em atuação constante, sendo duas unidades básicas e uma unidade mais completa com desfribilador, respirador mecânico e incubadeira. “Nossa orientação é para que o enfermeiro ou o médico estejam ao lado do paciente em apenas cinco minutos, no perímetro urbano”, comentou.

Alexander informou que o grande dilema é identificar a chamada com maior prioridade e destinar a unidade correta para os atendimentos. “Neste tipo de solicitação quanto mais informações a pessoa passar, melhor será a nossa avaliação e, em todos os casos, enquanto a telefonista pega as informações uma unidade já está a caminho para promover o socorro imediato”, disse.

Para ele é motivo de grande satisfação ver que o trabalho representa a continuação da vida para os pacientes. “Só nesta semana, conseguimos salvar três pessoas com parada e em todas, obtivemos sucesso na ressuscitação”, ressaltou. “No SAMU, atuamos como uma verdadeira equipe”, salientou.

Integração com Corpo de Bombeiros - Ele salientou que desde o início das operações, o SAMU mantém um relacionamento de extrema cooperação com o Corpo de Bombeiros. “Nós temos uma linha direta com os Bombeiros Militares e nunca tivemos conflitos para atender ocorrências”, comentou ele acrescentando, que os bombeiros atendem ocorrências relativas a incêndio, afogamento e encarceramento de vítimas em acidentes de trânsito. “Nos casos em que há necessidade de um socorro com apoio de um médico, os próprios bombeiros nos solicitam para suporte”, acrescentou.

Sobrecarga – Ele alertou ainda que, o SAMU dispõe de linhas para atendimento e que pode ocorrer a sobrecarga de solicitações, especialmente, observada quando há um acidente de trânsito. ”Muitas pessoas ligam, ao mesmo tempo, para pedir a unidade para o mesmo fato”, disse. O coordenador destacou também, que contar com um serviço desta complexidade é um privilégio de Patos de Minas, principalmente, porque cada saída de uma unidade representa investimentos de R$ 840,00 – serviço custeado pelos governos Federal (50%), Estadual (25%) e Municipal (25%).


Autor: Mariângela Nogueira - Fotos: Eduardo Santoro


0 comentários:

Postagens populares