A divulgação do resultado do programa Parlamento Jovem Brasileiro(PJB) 2011 aconteceu nesta quarta-feira (10). Das oito vagas destinadas a Minas Gerais, três foram preenchidas por estudantes de Patos de Minas. Ao todo foram 40 projetos enviados por alunos do Alto Paranaíba, região que foi trabalhada pelo deputado federal José Humberto (PHS-MG).
Durante o período de inscrição, a equipe do parlamentar percorreu cerca de 30 municípios, divulgando o PJB nas escolas públicas e particulares. Esta foi a primeira vez, em oito edições, que o projeto chegou ao conhecimento dos jovens da região.
Para participar do Parlamento Jovem, estudantes do ensino médio, precisaram elaborar projetos de lei nas mais diversas áreas, como agricultura, defesa do consumidor, emprego, esporte, economia, infraestrutura, política, reforma agrária e saúde. O projeto foi apontado por José Humberto como a oportunidade perfeita para incentivar os jovens.
“Logo que cheguei à Câmara tomei conhecimento do PJB. Por saber que muitos jovens se interessam por política, mas não sabem como dela se aproximar, não tive dúvidas quanto à importância de se divulgar o programa, e de se incentivar a participação dos nosso alunos”, contou.
Depois de elaborados, os projetos foram enviados para a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), responsável por pré-selecionar os melhores e encaminhar para o Congresso Nacional. Dos cerca de 40 projetos da região inscritos, 08 foram enviados para Brasília: cinco de Patos de Minas, dois de Varjão de Minas e um de Lagamar.
Para reiterar o sucesso do PJB na região, três desses projetos passaram na avaliação final. Ou seja, três alunos do Alto Paranaíba estão entre os oito deputados mirins que vão representar Minas Gerais na Câmara dos Deputados. “Não fui capaz de prever que dos oito deputados jovens eleitos por Minas Gerais, três seriam da nossa região. Somente quando foram pré-selecionados os alunos de Patos, Varjão de Minas e Lagamar é que tive a certeza de que seria possível a eleição de, pelo menos, um deputado jovem do Alto Paranaíba”, ressaltou JH.
Os selecionados são:
• Júlia Camargos da Costa, da Escola Estadual Abílio Caixeta de Queiroz, com o projeto de lei que dispõe sobre a implantação de sistema de captação de águas pluviais nas escolas e públicas e particulares de toda a federação;
Lázaro de Oliveira Rodrigues, da Escola Estadual Professor Zama Maciel, com o texto que trata do acesso gratuito às famílias de baixa renda à instalação de painéis solares para o aquecimento de água, visando à redução do valor mensal da conta de energia;
e
Lucas Reis Alves, da Escola Estadual João Barbosa Porto (Distrito de Bom Sucesso), com a matéria que dispõe sobre o fim das atividades das usinas nucleares e do encerramento da obtenção de energia por meio nuclear.
“A eleição dos três jovens patenses foi uma conquista deles e não teve minha interferência”, disse o deputado, que fez questão de dar a notícia pessoalmente a cada um dos estudantes. Júlia da Costa, Lázaro Rodrigues e Lucas Alves, juntamente com outros 75 jovens brasileiros, vão passar uma semana na capital federal (26 a 30 de Setembro), como deputados mirins, debatendo seus
projetos.
“Parabenizo os eleitos, seus pais, professores e escolas, e também a todos aqueles que tiveram a iniciativa de participar do programa, porque esse é o maior princípio da democracia. Ressalto, ainda, responsabilidade que os eleitos têm, de aprender e compartilhar com suas comunidades essa grande experiência que, sem dúvida, irá marcar sua juventude”, finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário