Depois de um longo período de busca de recursos, construção e também para inauguração, aconteceu na manhã dessa sexta-feira (5) a entrega oficial do centro de Internação Provisória do Adolescente Autor de Ato Infracional. O evento contou com a presença do Secretário de Defesa Social, Sr. Lafayette Andrada e dezenas de outras autoridades.
Os anos que aconteceram a construção desse espaço foi marcado pela colocação de menores infratores no Antigo Cadeião, onde ficavam em instalações impróprias, provocando revolta dos familiares e pessoas ligadas aos direitos dos menores. Em 2009 a Justiça proibiu a permanência de menores naquelas instalações e as autoridades tiveram que buscar uma outra alternativa.
Na época o vereador Sílvio Gomes ocupava a presidência da Câmara Municipal e no final do seu mandato devolveu R$ 350 mil aos cofres do Município, com a condição que o dinheiro fosse utilizado na construção do espaço para internação de menores. A prefeitura entrou com o terreno e o órgão será administrado pela Secretaria de Estado da Defesa Social.
O vereador Sílvio Gomes que criticou duramente o Município e o Governo de Minas, pelo fato da Câmara Municipal sequer ter sido citada no convite oficial da inauguração.
Durante a solenidade foi explicado que o evento estava marcando a passagem oficial do prédio construído para o Governo do Estado, que terá aproximadamente 30 dias para se organizar e iniciar o funcionamento, com capacidade para atender 16 jovens.
Na opinião de juízes, promotores e autoridades militares que participaram da solenidade, a cidade ganha muito com o Centro de Internação Provisória de Menores, com condições mais humanas e com maiores chances para uma verdadeira recuperação, podendo acontecer a integração social, sem riscos para a sociedade e familiares desses menores.
No mesmo evento aconteceu a inauguração da sede da Associação Vem Ser. Uma entidade da iniciativa privada e que custou cerca de R$ 130 mil. A entidade recebeu o nome de Raniel Batista Camargos, militar brasileiro que morreu durante o terremoto no Haiti. A Associação Vem Ser pretende desenvolver um trabalho de combate as drogas.
A Delegacia Especializada do Adolescente, que funcionará anexo ao Centro de Internação dos Menores, também foi inaugurada.
Autor: Lindomar Tavares.
0 comentários:
Postar um comentário