Um Cágado foi encontrado com um anzol na Lagoa Grande no bairro Lagoa Grande em Patos de Minas nesta segunda (22) por volta de 15h:00min, o animal foi capturado por pessoas que frequentam a Lagoa e viram o animal com uma linha de anzol na boca, o animal não estava conseguindo abrir a boca por causa do anzol que ele engoliu.O animal foi levado até o Corpo de Bombeiros para a retirada do anzol.
"Os cágados são répteis da Ordem Testudinata (a mesma das tartarugas), da família Chelidae, que é composta por 11 subfamílias, nas quais estão distribuídas mais de 40 espécies, encontradas em Nova Guiné, Austrália e América do Sul. No Brasil, são encontradas 16 espécies de cágados.
Vivem a beira de rios, açudes e lagos, ou seja, próximos a água doce. Preferem ambientes com temperatura entre 10° e 35° C, enquanto temperatura da água deve variar entre 15° e 25° C. Em temperaturas inferiores a essas os cágados podem ficar doentes. No inverno é comum que estes animais hibernem.
Grande parte das espécies de cágados é carnívora, enquanto outras são onívoras. As espécies carnívoras se alimentam de pequenos peixes, moluscos, anfíbios, insetos, crustáceos e vermes. Já as espécies onívoras acrescentam a esse mesmo cardápio, alguns vegetais.
O acasalamento dos cágados ocorre dentro da água. Após algum tempo, as fêmeas enterram seus ovos em um buraco no solo. Cada espécie tem suas peculiaridades em relação a tamanho, peso, tempo de incubação, etc. Considerando uma das espécies que são encontradas no Brasil, o Cágado-Cabeçudo, por exemplo: a média de ovos em cada postura é de 6 a 7 ovos. Os ovos pesam em média 14 g, e têm cor creme. O tempo de incubação varia entre 80 e 130 dias. Ao nascerem, os pequenos cágados têm cerca de 4 cm, e pesam cerca de 10 gramas, em média. É comum a postura ocorrer duas vezes em uma mesma temporada.
0 comentários:
Postar um comentário