O Conservatório de Música Profª Galdina Corrêa da Costa esta de casa nova.
A inauguração contará com a presença do vice-governador, Alberto Pinto Coelho, o secretário de Estado de Obras Urbanas e Transporte, Carlos Melles, deputados estaduais e federais, além de autoridades municipais.
A solenidade contará com apresentações dos músicos e alunos do Conservatório, Lyra Mariana e Banda de Música do 15º Batalhão.
Com a obra do Conservatório foram investido mais de R$ 800 mil. O novo espaço vai abrir espaço para todas as atividades de aula e para algumas apresentações dos alunos.
Estrutura
O conservatório terá dois pisos, sendo que no primeiro comporta salas mais amplas. Nele haverá aulas de teoria musical e musicalização, além do desenvolvimento das atividades de coral, seresta, Lira Mariana e da oficina Pró-orquestra.
Já no segundo piso, as salas são menores e preparadas acusticamente para receber alunos de instrumentos de corda como violão, violino e violoncelo, intrumentos de sopro como flauta, saxofone, trompete, além de guitarra elétrica, baixo, bateria, acordeon, entre outros.
Uma história de sucesso
Foi em 1991 que as professoras de piano Luana Romão Borges Queiroz, Maria Cristina Garchet Teixeira e Nilse Franco de Oliveira Mello reivindicaram, ao então prefeito Antônio do Valle Ramos, a criação de um Conservatório Municipal em Patos de Minas.
Inaugurado, em 23 de maio de 1994, pelo Prefeito Jarbas Cambraia, o Conservatório Municipal iniciou suas atividades no dia 21 de março de 1994, com 230 alunos, 10 instrutores musicais e tendo como diretora Maria Cristina Garchet Teixeira.
Em 23 de outubro de 1995, conforme a Lei Municipal 4040/95, recebe o nome da professora de música, Galdina Corrêa da Costa Rodrigues que atuou na Escola Estadual Professor Antônio Dias, mais conhecida como Escola Normal, e na Escola Estadual Professor Zama Maciel, conhecido como Colégio Estadual. A professora aposentou-se na Cadeira de Música e Canto Orfeônico, em 1984, sendo aproximadamente 30 anos dedicados ao ensino de música.
Conservatório: pólo regional
O Conservatório Municipal tem como objetivo proporcionar à população patense o direito de acesso à cultura artístico-musical e aprimorar o desenvolvimento de potencialidades individuais, a autorrealização do educando e o seu preparo para o exercício consciente da cidadania.
O atendimento abrange uma classe de alunos bastante heterogênea, tanto do ponto de vista sócio-econômico e cultural como de faixas etárias diferenciadas. A idade mínima para ter acesso à instituição é de 8 anos.
O conservatório tem recebido alunos de várias cidades da região como Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, Varjão de Minas, Presidente Olegário e Vazante, além de cidades mais distantes como João Pinheiro e Unaí (Noroeste de Minas).
Durante o ano, os instrutores musicais preparam os alunos para Audições, Concertos e Recitais na própria escola, no Teatro Municipal e outros locais. Muitas apresentações são realizadas através de convite da comunidade para abertura ou encerramento delas.
Desde o início de suas atividades, os instrutores musicais têm participado de cursos de especialização e aperfeiçoamento nas mais diversas áreas, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Em 2009 começa a elaboração do projeto de estruturação pedagógica do Conservatório para ser implantada a partir de 2010.
Em 05/04/2010, foi inaugurada a Unidade II do Conservatório Municipal, anexa à Unidade I, ampliando assim, a área física e proporcionando a abertura de novas vagas.
Foi em 23/05/2010, que o Conservatório foi contemplado com o anúncio da construção de sua sede própria pela Prefeita Béia Savassi.
Atualmente, a instituição atende cerca de 1500 alunos, da cidade e região, em sua sede e os projetos sócio-culturais nos seguintes locais: CAIC, Centro de Convivência da 3ª idade, Distritos de Santana de Patos, Pindaíbas, Areado, Carmelo da SSma. Trindade e do Imaculado Coração de Maria.
Cursos Oferecidos
Os cursos oferecidos pela instituição são: Musicalização – 8 a 12 anos; Teoria Musical – a partir de13 anos, Percepção, Musicografia Braille, Canto Coral Juvenil, Canto Coral Adulto (Coral Vozes), Piano, Teclado, Guitarra, Baixo-Elétrico, Bateria, Acordeon, Violão, Violino, Viola de arco, Violoncello, Flauta sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo, Flauta transversal, Trompete, Trombone, Bombardino, Saxofone, Clarineta, Música de Câmera, Harmonia, Oficina de Sopro, Grupo de Cordas, Grupo de Flautas, Grupo de Choro, Análise e Historia da Música e Canto.
Atualmente, tem sido desenvolvido no Conservatório, o trabalho de Supervisão pedagógica, Supervisão administrativa e coordenadores de áreas objetivando dos cursos e da grade curricular.
O Conservatório conta hoje com 1.500 alunos e 26 professores. No ano de 2009, após 2 anos sem abrir vagas, o Conservatório abriu 404 novas vagas e triplicou, em 2010, o número de alunos.
0 comentários:
Postar um comentário