Um rapaz de 35 anos encontrou um jabuti na estrada rural do Distrito de Bomsucesso. O animal de deslocamento vagaroso estava na pista e corria o risco de ser atropelado. Ele foi trazido para a Companhia do Corpo de Bombeiros por Lúcio Gonçalves Costa para ser devolvido a seu habitat natural.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, por volta das 17h00 dessa quarta-feira (16), Lúcio que passava pela estrada compareceu à companhia com o animal para ser levado para um local seguro. O animal corria perigo na estrada que leva ao distrito de Bomsucesso.
Os bombeiros acolheram o animal e o levaram para uma clínica veterinária para uma avaliação do seu estado de saúde. Aparentemente, ele não estava ferido. Depois da análise veterinária, ele será conduzido para seu habitat natural.
O Jabuti é um animal que se alimenta de vegetais e outras substâncias orgânicas, podendo chegar até 40 kg. Ele tem uma carapaça dura e resistente para se recolher quando sentir ameaça de perigo.
Ele vive em média 80 anos, podendo chegar até os 100 anos. A fêmea é geralmente maior do que o macho, atingindo até 50 centímetros. O animal está na lista de animais que correm perigo de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA.
Autor: Maurício Rocha
0 comentários:
Postar um comentário