NO ANO DE 1986, DURANTE A GESTÃO DO ENTÃO PREFEITO MUNICIPAL JOSÉ MARIA ROCHA. DESDE ENTÃO
SERVIU COMO SEDE DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE RIO PARANAÍBA, ABRIGANDO TAMBÉM
POR UM TEMPO O SISTEMA DE ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS – SIAT.
NO ANO DE 2009, AO ASSUMIR A PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PARANAÍBA, O ATUAL PREFEITO,
SENHOR JOÃO GUTEMBERGUE, VIABILIZOU DIVERSOS TRABALHOS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DO PRÉDIO.
UMA DAS PRIMEIRAS MELHORIAS, JÁ NO ANO DE 2010, FOI A TROCA DO TELHADO, QUE SE ENCONTRAVA EM
PRECÁRIAS CONDIÇÕES.
EM SEQUÊNCIA, OUTRAS MELHORIAS FORAM EFETIVADAS E O EMPENHO CONJUNTO ENTRE A
PREFEITURA MUNICIPAL E A POLÍCIA MILITAR POSSIBILITOU A TRANSFERÊNCIA DO PELOTÃO PM DE SUA
ANTIGA SEDE PARA ESTAS INSTALAÇÕES.
HÁ CERCA DE TRÊS MESES FOI DADO INÍCIO À OBRA DE REFORMA DO PRÉDIO, MEDIANTE A
ADEQUAÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS ÀS NECESSIDADES DO ÓRGÃO PRESTADOR DE SEGURANÇA PÚBLICA,
SENDO REALIZADA A PINTURA DO LOCAL, SUBSTITUIÇÃO DA PARTE ELÉTRICA, ALÉM DA CONSTRUÇÃO DE
MUROS DE DELIMITAÇÃO, VISANDO MAIS CONFORTO E SEGURANÇA AOS POLICIAIS MILITARES, BEM COMO
PROPORCIONAR MAIOR EFICIÊNCIA AOS SERVIÇOS DA POLÍCIA MILITAR.
PARA QUE ESTAS MUDANÇAS FOSSEM CONCRETIZADAS, ALGUMAS PESSOAS E INSTITUIÇÕES
CONTRIBUÍRAM DE FORMA SIGNIFICATIVA, DENTRE ELAS O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO PARANAÍBA, SENHOR
JOÃO GUTEMBERGUE DE CASTRO, O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS, SENHOR JOSÉ HUMBERTO
VALADARES DE PAIVA (O BERTIM), A SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO, SENHORA CLÁUDIA CRISTINA
RODRIGUES, O SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS, NA PESSOA DE SEU PRESIDENTE, SENHOR JOSÉ
VANDERLINO DA CUNHA, E O CHEFE DE OBRAS, SENHOR JOÃO BATISTA TEIXEIRA.
Patos Dpvat
Auto Giro Sound Car
O programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, escola e família, para oferecer atividades educacionais, em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre as crianças e adolescentes.
A ênfase do programa consiste em auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas, que os influenciarão a experimentar as drogas ou mesmo se engajarem em atividades violentas.
O programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, escola e comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolverem com drogas e problemas de comportamento.
O Conselho Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – CONAD, através da Resolução Ministerial nº 025/2002, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, considera o PROERD seu parceiro estratégico para o desenvolvimento de ações primárias de prevenção ao uso e ao tráfico de drogas, no âmbito do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas – SISNAD. Assim, o PROERD é o meio escolhido pela Polícia Militar de Minas Gerais para alcançar esse fim.
O PROERD vem sendo aplicado na área do Décimo Quinto Batalhão desde o ano de 2003 e aproximadamente vinte mil crianças, adolescentes e pais já passaram pelo programa.
Buscando alcançar os objetivos do Décimo Quinto Batalhão em lotar cada uma de suas Frações com um Policial Militar formado como instrutor do programa, iniciou-se no dia 25 de julho de 2011 o Curso de Formação de Instrutores do PROERD, na Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Rio Paranaíba, concluído nesta semana nas dependências da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura e contando com o imprescindível apoio do Executivo Municipal de Rio Paranaíba.
O curso foi desenvolvido sob a gestão de uma equipe de capacitação qualificada segundo os padrões exigidos aos centros de treinamento DARE/PROERD internacionais e composta por militares voluntários das regiões da Polícia Militar de Minas Gerais de Unaí, Patos de Minas, Uberlândia e Uberaba.
Foram formados vinte e nove policiais instrutores, pertencentes à Décima região de Patos de Minas, à Décima Sexta Região de Unaí, à Nona Região de Uberlândia e à Quinta Região de Uberaba, que, ao final do treinamento, estão aptos a aplicar o PROERD em consonância com a filosofia e metodologia do programa, estabelecidas pela Diretriz para Produção de Serviços de Segurança Pública da Polícia Militar de Minas Gerais.
0 comentários:
Postar um comentário