Uma fêmea de Lobo Guará foi encontrada na MG-410 em um chapadão.Uma pessoa disse ter visto o animal ainda na terça-feira (26) caída na beira da rodovia imaginando que o animal já estava morto.
No dia seguinte ele passou perto do animal e percebeu que ele ainda estava respirando e resolveu ligar no 198 da Policia de Meio Ambiente e Trânsito para ir até local para buscar o animal.
Os militares foram e buscaram a Loba que já estava bastante debilitada para levar até a Clinica Bicharada que recebe os animais silvestres que são capturados na região.
Esforços estão sendo feitos para que o animal faça uma cirurgia que custa 300 reais em outra clinica para que eles possam recuperar o movimento da perna direita do animal que teve uma fratura exposta.
O animal que chegou bastante debilitado está recebendo um bom tratamento com medicamentos e um soro.
É o maior canídeo da América do Sul. Sua altura nas espáduas, chega a 87 cm; o peso é superior a 20 kg. A parte inferior das pernas, a extremidade da cauda e o focinho do guará são negros. O corpo é coberto de pêlos cor de ferrugem, e os pêlos dorsais, atrás da cabeça, ficam em pé quando o animal está excitado. O comprimento incomum das pernas facilita a tarefa de subir morros. Velóz e ágil, o guará salta longe para apanhar a presa e consegue localizá-la de longe graças à sua altura. Como as pernas dianteiras são um pouco mais curta que as traseiras, subir pode ser fácil, mas descer é mais difícil. Por esse motivo, os caçadores procuram fazer com que o guará se dirija a terrenos desiguais.
Em Patos de Minas ainda não existe um local adequado para deixar um animal deste porte. Seria importante criar um espaço para receber os animais silvestres que muitas vezes chegam com vida na clinica e são bem tratados como o filhote de cachorro do mato que ficou na clinica até ir para um local onde exite o macho da especie em Belo Horizonte.
Patos Dpvat
Rua. Olegário Maciel - 626
- Telefone: (34) 3821-8065 - (34) 3821-4255
- Celular: (34) 9925-2887 - (34) 9925-2881
0 comentários:
Postar um comentário