Uma onça Suçuarana foi encontrada na manhã desta quarta-feira (27) na Rua José de Santana onde um um funcionário de uma retroescavadeira está preparando o local para virar um estacionamento.
A onça estava deitada no porão de uma casa que não esta habitada ele ainda chegou perto e decidiu ligar para o patrão que foi até o local.
Os bombeiros foram acionados para capturar a onça.Foram mais de duas horas de prazo para que ela fosse capturada, eles usaram enforcadores para dominar a onça que mesmo debilitada ainda teve força para sair diversas vezes da corda.
Uma moradora sentiu falta de um gato porém não se sabe se foi realmente a onça quem comeu o gato.
A onça parda foi levada para uma clinica de Patos de Minas e não resistiu por estar bem debilitada e pelo stress que ela passou na hora da captura.Segundo o veterinário a onça deve ter 2 anos de idade e estava com diversos carrapatos pelo corpo e estava bem magra. Policiais Militares foram até a clínica para buscar ela e levaram ela para o da o Unipam, onde será taxidermizada.
Caracteristicas do animal:
Filo: Chordata
Comprimento: até 2,40 m
Caracteristicas do animal:
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Altura: até 63 cm
Peso: até 100 kg
Período de gestação: de 86 a 95 dias
Ninhada: 2 ou 3 filhotes
Período de vida: 15 anos
A suçuarana também é conhecida como puma e onça-parda. Conta-se que uma só suçuarana matou 15 carneiros selvagens durante uma saída para caçar. Por outro lado, ele raramente ataca o homem e tem tanto medo de cães que sobe em árvores para escapar deles quando a acuam. A suçuarana ocorre nas Américas, desde o Canadá até quase o extremo da América do Sul. Seu pêlo é em geral bege-rosado, mas pode ser cinza, marrom ou cor-de-ferrugem. o comprimento do pêlo varia conforme o habitat - vai de curto a muito longo. A suçuarana está à vontade em cima das árvores; equilibra-se com a cauda felpuda ao saltar de galho em galho. |
A suçuarana é um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso - florestas, desertos montanhas. Geralmente caça ao entardecer. O carneiro selvagem, o veado e o caititu constituem suas presas habituais. os adultos se comunicam por meio de uma espécie de silvo estridente. A fêmea tem a cria em cavernas ou em cepos ocos. Os filhotes abrem os olhos com 10 dias de idade e ficam com a mãe até os 20 meses. |
0 comentários:
Postar um comentário