Postagem em destaque

Manhuaçu: PCMG e PMMG prendem suspeito de violência doméstica

  D urante ação conjunta desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), um homem foi pre...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

18/04/11-Alto Paranaíba pode ter grande reserva de potássio


Com investimentos orçados em 30 milhões de reais na pesquisa de potássio em Minas Gerais, a empresa mineira Verde Fertilizantes conclui até outubro a 2-ª etapa de sondagem do minério essencial na fabricação de fertilizantes numa área de 1.200 hectares do entorno dos municípios de São Gotardo e Matutina, no Alto Paranaíba.

“Resultados preliminares do trabalho de cinco sondas instaladas na região já dão indicações de que o Minas Gerais pode abrigar uma das maiores minas a céu aberto de potássio no mundo” – afirmou Cristiano Veloso, presidente da Verde Fertilizantes.

A empresa firmou com o governo mineiro protocolo de intenções para destinar 280 milhões de reais até 2013 a um projeto batizado de Cerrado Verde, que envolve a mineração e o processamento de glauconita (rocha conhecida como verdete, para produção de termopotássio – fertilizante que vai ajudar o país a reduzir as necessidades de importação de cloreto de potássio, nutriente fundamental ao agronegócio.

O Brasil é dependente da matéria-prima, importando 90% do seu consumo.
Na fase inicial das sondagens encomendadas pela Verde Ferilizantes no Alto Paranaíba foram cubados 100 milhões de toneladas de minério com teor de 10,5% de potássio.

As sondagens continuam numa área de 25 mil metros lineares na região de São Gotardo e Matutina, com potencial para confirmar uma reserva de classe mundial, segundo Maurício Sampaio, vice-presidente de operações da Verde Fertilizantes.

A Verde Fertilizantes vai anunciar somente no começo do ano que vem o local onde a unidade industrial será construída, com capacidade para produzir cerca de 1 milhão de toneladas anuais.
Serão criados 286 empregos diretos.

Por Vani Silva – Fonte ESTADO DE MINAS

0 comentários:

Postagens populares