Postagem em destaque

Manhuaçu: PCMG e PMMG prendem suspeito de violência doméstica

  D urante ação conjunta desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), um homem foi pre...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Câmara Municipal irá promover ciclo de debates sobre trânsito e transporte público


A proposta visualizada pela Câmara Municipal é promover sempre através de uma construção coletiva, isto é, em parceria com entidades da sociedade civil e Poder Público, debater o tema sob vários aspectos: social, econômico, técnico, político, apontar soluções e alternativas para problema, que está sempre em evidência pela opinião pública.
Foram convidadas as seguintes autoridades ligadas ao assunto: representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social; da Diretoria de Trânsito e Transporte; SAMU; da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Ministério Público de Minas Gerais; SEST/SENAT; Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL e do SINDCOMÉRCIO.
As alarmantes estatísticas de acidentes, os frequentes congestionamentos, o aumento da frota de veículos em circulação, os custos do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros, dentre outros, são temas que precisam ser discutidos com responsabilidade e transparência pelos poderes constituídos com a participação ativa da sociedade civil organizada e de especialistas que, juntos, poderão viabilizar soluções e campanhas de conscientização para um trânsito defensivo e humanizado.

A importância da participação da sociedade

Neste sentido, é preciso ter presente que a verdadeira cidadania compreende algo além da participação na escolha de nossos representantes. A sociedade deve participar de todo e qualquer procedimento democrático que venha a contribuir ou buscar o desenvolvimento municipal, estadual ou federal.

Durante o ciclo de debates, o cidadão tem a oportunidade de tirar dúvidas sobre o tema. Isso o qualifica para outras participações em espaços públicos de discussão, dando a ele a possibilidade de contribuir de forma mais efetiva em processos democráticos para a elaboração de propostas de políticas públicas, por exemplo.

Além disso, durante os debates, o cidadão pode manifestar sua opinião. Muitas vezes, ele traz uma abordagem completamente diferente de tudo que já foi dito, oferecendo, então, um novo aspecto para análise do tema em debate. 
Fonte:Assessoria de Comunicação câmara municipal

0 comentários:

Postagens populares