Postagem em destaque

Manhuaçu: PCMG e PMMG prendem suspeito de violência doméstica

  D urante ação conjunta desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), um homem foi pre...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Você conhece os benefícios da laranja?


Qualquer que seja o sabor, a laranja média tem cerca de cinquenta calorias, mas para aproveitar todos os nutrientes depende muito de como a fruta é consumida.

Quem joga fora o bagaço perde umas das grandes propriedades da laranja. É nele que está concentrada a maior parte de fibras da fruta.

“Nós nunca devíamos chupar, nós devíamos comer a laranja, porque a parte branca consiste de pectina e a pectina exerce diversas funções no organismo. Por exemplo, na boca ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cárie dentária. No estômago, ela aumenta o volume do alimento então dá uma saciedade. No intestino grosso esta pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. Para quem tem o intestino preso tambem é muito importante”, explica o nutrólogo, Hênio Cardilo.

O suco tem potássio que ajuda a controlar pressão, betacaroteno, um renovador celular, e vitamina C que facilita a absorção do ferro, de alimentos como feijão. O consumo da vitamina C também faz bem para a pele.

“A vitamina C atua na formação do colágeno, então pode ser considerado um rejuvenescedor. Ela clareia a pele exatamente por interferir na formação de melanina. Ela é um antioxidante então ela previne o envelhecimento celular não só no organismo como um todo, mas na pele também”, fala Ana Cláudia de Brito Soares, dermatologista.



- Salada antioxidante



Ingredientes:
2 laranjas
1/2 molho de agrião
¼ de cebola
½ xícara de grão de bico
1 colher de sopa de suco de limão
2 unidades de castanha-do-pará
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto

Modo de Preparo
Cozinhe o grão de bico em água, escorra e reserve. Lave o agrião, desfolhe e reserve. Lave as laranjas, descasque retirando a parte branca por inteiro, corte-a em cubos e reserve. Pique a cebola em cubinhos reserve. Pique a castanha em lascas e reserve. Misture todos os ingredientes acima e tempere com o suco de limão, o azeite, o sal e sirva.

Rendimento: 2 porções

Informações Nutricionais (por porção de 300g)

Valor Calórico Total: 270,62,42 Kcal
Carboidratos: 44,29g
Proteínas: 6,56g
Lipídeos: 7,54g
Vitamina C: 131,54mg


Outras Informações:
Esta salada é uma fonte de fibras, vitamina C, vitamina A, vitamina E e selênio, que são excelentes antioxidantes, e, quando consumidos juntos, aumentam aumentam os resultados. O grão de bico pode ser substituído por soja em grãos.







Dicas:

Você pode potencializar os efeitos antioxidantes da vitamina C associando a alimentos que tenham vitamina E, A e selênio que também tem antioxidantes. Quem explica é a chefe e nutricionista Andrezza Eufrásio.



Então você pode fazer uma salada de grão de bico que tem muita vitamina E, laranja, e castanha que tem selênio e fica perfeito.

- Qual é a melhor forma de descascar a laranja? Com uma casca bem fininha.

- Qual a melhor faca? Faca inox.

Se a faca for de ferro: o ferro em contato com o ácido da fruta, pode oxidá-la mais rapidamente.

Só em cortar a fruta já se perde vitamina C. Uma laranja média, por exemplo, tem 33 miligrama de vitamina C logo após ser espremida. A boa notícia é que uma pesquisa da Embrapa já comprovou que ela não se perde tão rapidamente como se pensava nos sucos.

Em temperatura ambiente caiu para vinte e oito miligramas duas horas depois e vinte e cinco miligramas. Quatro horas depois, então um suco ainda vai ter 76% da vitamina C quatro horas depois.

Se você guardar na geladeira esta perda vai ser bem menor.

O melhor é botar em recipientes escuros, nunca transparentes porque a luz também oxida a vitamina C. O oxigênio também tem o mesmo efeito por isto encha até a borda, tampe, ou coloque papel filme.

- E qual a quantidade ideal? A Organização Mundial de Saúde recomenda noventa miligramas para homens e setenta e cinco para mulheres diariamente. Então duas laranjas no mínimo.

0 comentários:

Postagens populares