LiTraCon ( "luz transmissora concreta") é um translúcido concreto material.
Já não é mais preciso ter visão de raio X para enxergar através das paredes. A invenção é de um arquiteto húngaro e promete revolucionar o mercado da construção, arquitetura e decoração de ambientes: o concreto translúcido. O material surgiu depois de pesquisas, em 2001, na Hungria. Três anos mais tarde, ganhou novos estudos no México e, agora, promete chegar ao mercado mundial, a partir deste mês.
É o que garante o arquiteto chileno e lighting designer Igor San Martin, responsável pela apresentação do produto em Belo Horizonte, mês passado, durante a Multilux 2007 - II Seminário Internacional de Iluminação. Segundo ele, o litracon (Light Transmitting Concrete) é composto de uma mistura de 90% a 95% de concreto e cerca de 5% de fibras óticas, transportadoras luz que dão ao material a transparência. Já o concreto é responsável pela resistência.
"Uma parede construída com Litracon tem a mesma dureza do concreto tradicional. Porém, deixam a luz do ambiente externo passar. O resultado é que a silhueta de um objeto que está de umlado pode ser vista do outro", explica San Martin. Graças às propriedades das fibras, as paredes podem ter até 20 m de espessura sem degradação do efeito. O arquiteto ainda lembra que o material é mais maleável e impermeável à água, além de cerca de dez vezes mais resistente que o tradicional. Ele suporta cerca de 4.000 kg por centímetro quadrado.
Assim, há menos chances de rachaduras e infiltrações, comuns nos concretos tradicionais. Uma outra vantagem é o tempo de cura. "O concreto normal leva cerca de 14 dias de secar. Já o concreto translúcido, apenas sete". San Martin conta que, enquanto o concreto tradicional custa em torno de R$ 500 o metro quadrado, o Litracon pode chegar a valer 1.000 euros a mesma quantidade.
Além das vantagens do produto durante o dia, o concreto translúcido ainda pode ser útil à noite. “EmEstolcomo, na Suécia, ele foi usado em quebra-molas. Assim, dentro de cada um deles foram colocadas leds (lâmpadas com baixo consumode energia e alta durabilidade), que acendem ao escurecer e servem de alerta para os motoristas”, conta arquiteto Igor San Martin. A preocupação ambiental também está presente no concreto translúcido.
Como omaterial permite a entrada da luz do sol em áreas comuns das construções, pode ser uma ótimamaneira de evitar desperdícios de energia. “Cerca de 45% da energia elétrica de uma casa são gastas coma iluminação. Esse novo material, além de proporcionar modernidade e conforto ao ambiente, também poderá diminuir o valor das contas de luz no final do mês”, lembra ele. Não há limites para os tamanhos e utilizações no Litracon.
Todas as propriedades do material são preservadas, entre elas o isolamento térmico. É importante lembrar que, à noite, quando as luzes do interior de propriedade estão acesas, do lado de fora é possível ver sombras e movimento. “O material promete uma revolução na construção e no aproveitamento da luminosidade. Essa tecnologia nos obrigará a ter uma nova visão namaneira de iluminar. Não podemos esquecer que as paredes agora não só ouvem como também enxergam”, brinca San Martin. (AM)
fonte: o tempo
fotos: litracon
SITE OFICIAL: http://www.litracon.hu/
1 comentários:
OLA GOSTEI MUITO ACHEI INTERESSANTE UMA PAREDE QUE SE VE DO OUTRO LADO
Postar um comentário