Postagem em destaque

Manhuaçu: PCMG e PMMG prendem suspeito de violência doméstica

  D urante ação conjunta desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), um homem foi pre...

terça-feira, 29 de maio de 2012

28/05/2012 - Primeiro campeonato de Jiu-Jitsu e Submission será realizado dia 17/06


O 1º Campeonato de Jiu-Jitsu e Submission será realizado no dia 17 de junho. O evento, que seria realizado no dia 10/06, iria coincidir com a Fenamilho, mas foi transferido para o domingo seguinte, para maior adequação dos atletas ao evento.

São esperados 250 competidores nas duas modalidades de luta. O evento, que tem apoio da Prefeitura de Patos de Minas e Polícia Militar, é a primeira edição do Campeonato do Triângulo Mineiro e vai abrigar as modalidades de luta marcial Jiu-Jitsu e Submisson.
Para se inscrever, o artista marcial deverá procurar a loja Rock Strike (Rua General Osório, 203 – loja 07 – Centro) das 9:00 h às 18:00 h. O valor da inscrição é de R$ 50,00.

Para assistir às lutas do Campeonato, o público poderá ter acesso ao PTC – Patos Tênis Clube, doando 1 kg de alimento não perecível que será distribuído a entidades filantrópicas pela Polícia Militar, através do 15º Batalhão.

Mais informações: (34) 3814-2921

Sobre o Jiu-Jitsu*

O Jiu-jitsu, ou jiu-jítsu (em japonês: 柔術, transl. jū, "suavidade", "brandura", e jutsu, "arte", "técnica"), é uma arte marcial japonesa, que utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. Com o surgimento do judô, um mestre, chamado Kano, buscou promover seu estilo, que no começo não era considerado como uma arte marcial autônoma. Foi em 1917 que um dos instrutores mais importantes do centro Kodokan, Mitsuyo Maeda, o Conde Koma, foi enviado ao Brasil em missão diplomática com o objetivo de receber os imigrantes japoneses e fixá-los no país.

Este mestre da arte japonesa teve como um de seus alunos Carlos Gracie que passou a ensinar a arte aprendida a seus irmãos, em especial a Hélio Gracie. Maeda ensinou somente o judô de Jigoro Kano a Carlos, e esse o repassou a Hélio, que era o mais franzino dos Gracies, adaptando-o com grande enfoque no ne waza — técnicas de solo — com o fito de compensar seu biótipo, pelo uso ostensivo do dispositivo de alavanca, dando-lhe a força extra que o mesmo não dispunha. Numa entrevista, Hélio Gracie afirma que "Carlos lutava judô", que "Não 'existe' mais Jiu-Jitsu no Japão, e que os lutadores de Newaza japoneses que praticam MMA hoje em dia, são essencialmente Judocas" e finalmente que "Criou o Jiu-Jitsu existente hoje". É certo que o jiu-jitsu tradicional se muito difere do praticado e criado por Hélio e Carlos no Brasil atualmente.

Sobre o Submission

O submission é o jiu-jitsu sem quimono, com variação na forma de se fazer as pegadas. No submission, um iniciante pode aplicar chaves de pé, de panturrilha, de tornozelo. Essas técnicas no jiu-jitsu só podem ser aplicadas pelos faixas graduados de roxa para cima. Segundo alguns especialistas, o submission é mais dinâmico que o jiu-jitsu, uma vez que o adversário não consegue "amarrar" a luta, o que acontece muito nas imobilizações do Jiu-jitsu e Judô. O submission é uma luta de defesa pessoal.


* Adaptado do Wikipédia.
 

0 comentários:

Postagens populares