A escola municipal Jaques Corrêa da Costa realiza, hoje (25/11) a partir das 13:00 h, o encerramento das atividades do projeto Mais Educação.
No projeto, os alunos realizam atividades no contra turno de seus horários de estudo, ou seja, quem estuda de manhã, faz oficina à tarde e quem estuda à tarde, faz de manhã. São oferecidas oficinas de letramento, musicalização, jogos de basquete, cultura digital, matemática e teatro.
Hoje, haverá o encerramento das atividades deste no letivo com um torneio de basquete interclasse.
Com a oferta destas atividades, as crianças acabam tendo a chance de passar mais tempo na escola, que se transforma de tempo integral.
O projeto Mais Educação existe no país desde 2008 e atende, na escola, crianças e adolescentes com idade de 9 a 14 anos.
O Programa
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
Fonte: site Programa Mais Educação
0 comentários:
Postar um comentário