Postagem em destaque

Manhuaçu: PCMG e PMMG prendem suspeito de violência doméstica

  D urante ação conjunta desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), um homem foi pre...

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Grave acidente deixa ciclista gravimente ferido

O acidente aconteceu nesta noite de domingo (27) por volta de 20:30 horas deixou um ciclista gravimente ferido.
Um homem de 24 anos teve um trauma na cabeça grave um trauma torácico , uma fratura de joelho,calcanhar  a vitima e na hora que os Bombeiros e uma Equipe do SAMU chegou ao local a vítima teria dado uma parada cardio respiratória e ele foi reanimado pelas duas equipes que teve uma um bom resultado pois a vitima voltou a respirar e foi encaminhada para o HRAD intubado e inconsciente.
Uma equipe do SAMU encaminhou um homem de 24 anos para o hospital regional.
A policia militar e os peritos foram até o local para investigar a causa do acidente.
Aislan Henrique 

domingo, 27 de fevereiro de 2011

27/02/11-Saiba Mais sobre Cardiologia


A Cardiologia é a especialidade médica que estuda o funcionamento, a anatomia e as doenças do coração, das artérias, das veias e, em geral, de todos os componentes do sistema cardiovascular. Existem fatores de risco que contribuem para o aparecimento das doenças cardiovasculares. Eles podem ser fatores imutáveis, do qual não podemos interferir, como é o caso da hereditariedade, idade e sexo. E os fatores mutáveis, do qual podemos prevenir, tais como o fumo, colesterol elevado, pressão arterial elevada, vida sedentária, obesidade etc. Há outros fatores que podem agravar os fatores mutáveis, como estar constantemente sob tensão emocional (estresse), porque pode fazer com que uma pessoa coma mais, fume mais, assim como certos medicamentos podem ter efeitos semelhantes, por exemplo, a cortisona, os antiinflamatórios e os hormônios sexuais masculinos e seus derivados, contribuindo para o aumento da pressão arterial e aparecimento das doenças cardiovasculares.

Operação, com Blitz educativa, da PMMG, DER e SEST/SENAT.

Nesta manhã os militares do setor de trânsito rodoviário, da 10ª Cia PM Ind MAT, realizaram uma operação, de cunho educativo, em conjunto com agentes SEST/SENAT e do DER/MG, visando dar mais segurança aos usuários da via, a prevenção de acidentes, tendo cuidados com a saúde dos motoristas e para a intensificação das fiscalizações em virtude da proximidade do período carnavalesco. 





sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dupla é presa com tesoura de grande porte furtando bicicleta


A Polícia Militar de Patos de Minas efetuou na manhã desta sexta-feira (25) a prisão de Fábio Júnior de Souza Alves, 29 anos, e Higor Alexandre Marinheiro Silva, 21 anos, pela prática de furto.

A PM recebeu uma ligação anônima informando que havia dois indivíduos em atitude suspeita na praça em frente à Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel, mais conhecida como Escola Normal, trajando bermudas, blusas claras e boné.

Uma guarnição deslocou-se até o local e deparou com os dois rapazes dentro do bicicletário da escola. Um deles estava com uma tesoura de grande porte usada para cortar vergalhão e o outro estava tentando tirar uma bicicleta do lugar. Eles já haviam cortado os dois cadeados que dão acesso ao local e também o cadeado que estava trancando a bicicleta.

Eles foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil. Eles confessaram que queriam praticar o furto. A tesoura e os cadeados e correntes cortadas foram apreendidas.

Fotos: Aislan Henrique
Autor:Diário Patense




Dupla é presa por envolvimento com tráfico de drogas


A Polícia Militar de Patos de Minas efetuou na manhã desta sexta-feira (25) a prisão de Romero Moreira de Araújo, 35 anos, e Reginaldo Henrique Rocha Santos, 21 anos, acusados de envolvimento com tráfico de drogas.

De acordo com informações do Sgt Alves, durante um patrulhamento de rotina no bairro Caramuru a Polícia deparou com os dois indivíduos no cruzamento da Rua Tupinambás com a Rua Guaranis. Ao perceber a presença da viatura, Reginaldo fugiu a pé. Já Romero foi abordado e com ele foi encontradas dentro de sua boca várias pedras de crack que, depois de fragmentadas, dariam aproximadamente cinquenta pedras. Ainda na sua boca estava uma porção de maconha de aproximadamente dez gramas e ainda 40 reais em dinheiro. Romero disse que foi Reginaldo quem lhe forneceu a droga.

A PM então efetuou alguns rastreamentos e localizou Reginaldo nas proximidades de sua residência. Ambos foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil. As drogas e o dinheiro foram apreendidos.

Fotos: Aislan Henrique
Autor:Diário Patense





Veja os shows da Fenamilho 2011


A Festa Nacional do Milho 2011 foi lançada na noite deste sábado (26) em Patos de Minas. O evento teve portões abertos e foi animado com o show da dupla Rio Negro e Solimões.

De acordo com o Ten Cel Elias Perpétuo Saraiva, comandante do 15º BPM, cerca de 30 mil pessoas compareceram ao Parque de Exposições.

O Sindicato Rural de Patos de Minas aproveitou para mostrar uma novidade que será a AgroFena, a primeira feira de agronegócios na Fenamilho.

Mas o mais esperado pelo público foi a divulgação da grade de shows.

Veja as atrações para festa que será realizada entre os dias três e doze de junho:

03/06: Ana Carolina e Gusttavo Lima
04/06: Tomate e Fernando e Sorocaba
05/06: Não divulgado
06/06: Não divulgado
07/06: Não divulgado
08/06: Charlie Brown Jr
09/06: Maria Cecília e Rodolfo
10/06: Jota Quest e Exaltasamba
11/06: Jorge e Mateus
12/06: Victor e Léo

* As fotos serão inseridas em breve.

Fotos: Aislan Henrique
Autor:Diário Patense



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Homem inabilitado foge em alta velocidade da PM


Um homem de 44 anos foi preso na madrugada desta sexta-feira (25) depois de fugir de abordagem policial.

Por volta de uma da manhã, Lindomar Queiroz Souza conduzia um veículo VW/Apolo no Distrito Santana de Patos quando deparou com uma viatura da Polícia Militar que efetuava patrulhamento de rotina no local. Ao perceber a aproximação da Polícia, com receio de ser abordado, ele passou a praticar direção perigosa dirigindo em alta velocidade e desrespeitando várias paradas obrigatórias. Ele entrou em uma estrada vicinal sentido Lagoa Formosa e percorreu aproximadamente seis quilômetros sendo acompanhado pela viatura militar. Em um determinado momento, ele parou o carro e correu para uma lavoura de soja. Um militar o alcançou e lhe deu voz de prisão. Porém, Lindomar resistiu às ordens do policial, mas acabou sendo preso em flagrante delito.

Lindomar foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas e informou que suas ações foram motivadas pelo fato dele ser inabilitado e o veículo estar com a documentação atrasada, sendo o último licenciamento do ano de 2006. O carro foi removido para o depósito do DETRAN.

Fotos: Aislan Henrique
Autor:Diário Patense




Três pessoas são perfuradas em esfaqueamento


A Polícia Militar de Patos de Minas efetuou a prisão de dois irmãos no início da noite desta quinta-feira (24) depois dos mesmos se envolverem em um briga com facas.

De acordo com informações dos policiais, a briga teria iniciado no cruzamento da Rua Muriaé com a Rua Bariris no bairro Padre Eustáquio. Os irmãos Renato Dias Cardoso, 18 anos, e Alberto Dias Cardoso, 25 anos, estavam brigando em via pública e ambos armados com facas. Depois eles entraram em um bar, que é do padrinho de um dos rapazes, e continuaram a se agredir. Foi aí que um dos autores atirou uma das facas tentando acertar seu irmão, mas acabou acertando o dono do estabelecimento comercial causando-lhe uma perfuração na altura de sua canela. Vários objetos foram danificados e diversas garrafas foram quebradas.

Uma equipe da moto-rotam estava há um quilômetro aproximadamente do local. Assim que foi acionada, conseguiu se deslocar rapidamente e chegar ao local com os rapazes ainda se agredindo. Os policiais abordaram e prenderam os autores em flagrante delito. O SAMU foi acionado e socorreu o dono do bar que foi conduzido ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) onde ficou aos cuidados médicos. De acordo com o médico de plantão, a vítima não corre risco de morte.

Alberto sofreu uma perfuração do lado direito do tórax e Renato um corte na mão direita e também na perna. Ambos foram conduzidos até o HRAD. Depois de medicados, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil. As três facas de aproximadamente 20 cm utilizadas nas agressões foram apreendidas.

Renato informou que somente desferiu os golpes com faca porque seu irmão o atingiu primeiro. Já Alberto, disse que iniciou a briga porque seu irmão é usuário de drogas e estava furtando de sua própria mãe pra sustentar o vício.

Fotos: Aislan Henrique
Autor:Diário Patense








quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Homem furta em selaria e tenta vender produto próximo ao local


A Polícia Militar de Patos de Minas efetuou na tarde desta quarta-feira (23) a prisão de Wemerson da Silva, de 24 anos, pela prática de furto.

De acordo com o CB Aurélio, durante esta madrugada, Wemerson teria pulado o portão de uma selaria na Rua Patrocínio e furtado uma furadeira e um par de botinas. Ao chegarem para trabalhar na parte da manhã, os funcionários do comércio perceberam que os objetos haviam sumido, mas não acionaram a PM, pois o patrão deles estava viajando e eles iriam aguardá-lo chegar para saber qual providência tomar.

Mais tarde, por volta das 15 horas, um homem viu quando Wemerson tentava vender a ferramenta furtada em outra selaria na Rua Duque de Caxias. O homem foi então até a selaria aonde o produto foi furtado e contou o fato ao funcionário da mesma. Ele então acionou a PM imediatamente.

Os policiais deslocaram até o local e, depois de fazerem alguns rastreamentos, o localizaram próximo ao Projeto Saci. Wemerson ainda tentou fugir da abordagem policial, mas foi alcançado e preso em flagrante delito. A furadeira foi recuperada.

Wemerson já possui passagem por furto, roubo, uso e tráfico de drogas.

Fotos: Aislan Henrique
Autor:Diário Patense

Motocicleta fura pneu e passageiro apresenta ferimentos

No dia 24 de fevereiro por volta das 17h16min, a unidade de resgate da 2ª Cia compareceu na MGT 354,KM 179, em atendimento a uma ocorrência de acidente com motocicleta, segundo informações do condutor da motocicleta Honda o mesmo perdeu o controle direcional momento que o pneu furou causando sua queda ao solo, em virtude da queda o condutor da motocicleta não apresentava ferimentos aparente, porem o passageiro Joaquim Donizete Perereira de 52 anos  apresentava escoriações nos membros superiores e inferiores. Após serem prestados os primeiros socorros o paciente foi encaminhado ao HRAD onde ficou aos cuidados médicos.
Aislan Henrique

Governo define novo valor do Bolsa Família

A presidenta Dilma Rousseff vai anunciar o reajuste para o Programa Bolsa Família no início de março. O novo valor do benefício deve ser divulgado na próxima terça-feira (1º), durante visita da presidenta ao município de Irecê, localizado a 478 quilômetros de Salvador (BA). 

O valor do reajuste ainda não está definido. Nesta semana, a presidenta Dilma e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello vão se reunir para fechar o novo valor do benefício.
O anúncio do reajuste vem sendo pensado no contexto de atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. De acordo com dados do MDS, 93% dos usuários do cartão são mulheres. Por isso, o governo considera o programa importante para melhorar a situação econômica das mulheres. 
O Bolsa Família foi reajustado pela última vez em setembro de 2009. Atualmente, os valores pagos pelo programa variam entre R$ 22 e R$ 220, dependendo da quantidade de filhos e da renda de cada família beneficiada. O valor médio pago pelo Bolsa Família é R$ 94.
A Bahia é o estado com maior número de beneficiados pelo programa de distribuição de renda, com 1,7 milhão de famílias. Somente no município de Irecê, são mais de 7 mil famílias. O segundo estado em número de beneficiados é São Paulo, com 1,2 milhão de famílias. Minas Gerais vem em terceiro lugar, com 1,1 milhão de famílias. 
Neste mês, o Bolsa Família atingiu a meta de beneficiar 12,9 milhões de famílias em todo País.
Fonte : Agência Brasil

Vândalos ateiam fogo em sofá em uma casa no Bairro Sol Nascente

Uma casa pegou fogo na manhã desta quarta-feira (23) na rua 02 bairro Sol Nascente.
Os moradores disseram que a dona da casa se mudou deixando alguns objetos para trás e nesta madrugada alguns vândalos invadiram a casa e na manhã eles atearam fogo em um sofá que estava na casa.
Os moradores viram a fumaça e apagaram o fogo e eles retiraram o sofá da casa.
Os bombeiros foram até o local porém as chama já estava controlada.A casa, segundo os vizinhos, foi adquirida através do Programa Municipal de Habitação – Residencial Sol Nascente -, parceria da Prefeitura Municipal e do Governo de Minas através de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dicas Preventivas para este Carnaval


Considerando que em 2011 as festividades de carnaval ocorrerão entre os dias 04 a 09 de março, período em que o estado estará sob influencia do verão e enfrentado ondas de calor, sendo que, Por esse motivo, há forte tendência de que a população busque balneário, rios , cachoeiras e clubes
Diante deste quadro e com vistas à preservação de vidas a 2ª companhia de bombeiros recomenda cautela e dá algumas dicas preventivas básicas para se evitarem acidentes desta natureza.
Afogamentos

Escolha do local para nadar


• Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe. 
• Não ultrapasse faixas e placas de avisos. 
• Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas. 
• Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros. 
Mudança de comportamentos
• Evite nadar sozinho; 
• Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água; 
• Não se afaste da margem; 
• Não salte de locais elevados para dentro da água; 
• Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado; 
• Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo; 
• Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;

• Evite brincadeiras de mau gosto ("caldos", "trotes", "saltos"); 
• Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas; 
• Não abuse se aventurando perigosamente; 
• Não deixe as crianças sozinhas; 
• Evite navegar com carga em excesso; 
• Só deixe entrar na embarcação pessoas usando coletes salva-vidas; 
• Somente conduza embarcações se for habilitado para tal.

10 Quilos de pescado foram apreendidos e são doados para APAE

Ontem, por volta das 18h, os militares do policiamento de meio ambiente, durante patrulhamento ambiental, em uma estrada vicinal de acesso ao Rio Abaeté, município de São Gonçalo do Abaeté/MG, depararam com   Valdoir Cardoso da Silva 27 anos   transportando 10 kg de pescado nativo que devem ser preservados, sem  comprovação de origem, das espécies curimatã, piau e cascudo. Sendo assim, foi feita a prisão do autor, confecção de auto de infração ambiental e a apreensão e doação do pescado, após análise médico veterinário, para APAE da cidade.
Ele disse que teria visto um pescador e resolveu jogar uma tarrafa e pegar alguns peixes pensando que já teria terminado o período da piracema que esta previsto que termine já no final do mês.
Segundo os policiais de meio ambiente Valdoir terá que pagar R$ 1311,69 de multa pelo transporte dos 10 Kg de peixe que foi encontrado que seria para consumo própio.A seria tem a seguinte base de calculo 11 reais por cada Kg mais 30% pelo agravamento do período da piracema.

Bandidos levam malotes próximo Lagoa Formosa

Ontem, por volta das 18h, os militares do setor de trânsito rodoviário foram acionados a comparecerem na BR-354, km 248, município de Lagoa Formosa/MG, onde o condutor do veículo Fiat/Uno, pertencente a uma empresa de transporte de valores, transitava pela BR-354, com 14 (quatorze) malotes de vários bancos das cidades vizinhas e, no km 248, foi interceptado por um veículo Ford/Fiesta Sedan, cor branca, sem maiores dados, ocupado por três indivíduos, sendo que um deles, armado com revólver, anunciou o assalto. Em seguida o passaram para o banco traseiro, onde permaneceu sob a mira do revólver. O veículo foi conduzido por um dos autores até uma estrada vicinal, onde pilharam todos malotes, contendo cheques e outros documentos e alguns pertences pessoais da vítima. Após o roubo os autores evadiram tomando rumo ignorado. A vítima foi deixada no local sem as chaves do veículo, somente depois de algum tempo, com ajuda de terceiros que passaram pelo local, ela conseguiu acionar a polícia. Então, foi feito um cerco e
bloqueio nas cidades circunvizinhas, porém até o presente momento não obtivemos êxito na  localização dos infratores e do material roubado.

Homem é preso por furtar tênis e serra elétrica

A Polícia Militar de Patos de Minas efetuou na tarde desta segunda-feira (21) a prisão de Ricardo Luís da Silva Reis, de 30 anos, mais conhecido como "Pisquila".

De acordo com o Subtenente Miguel, a PM recebeu uma solicitação informando que havia ocorrido um furto de uma serra elétrica tico-tico em uma loja de som no bairro Cristo Redentor. Com as características em mãos, os policiais efetuaram alguns rastreamentos e localizaram o indivíduo em uma residência na Rua Minas Gerais no mesmo bairro aonde foi cometido o delito. No local, junto ao suspeito, estava Carla de Fátima Ferreira, de 32 anos. Os dois informaram que o produto mencionado não estava na casa. Depois de uma negociação, os moradores autorizaram a entrada da Polícia que acabou encontrando a máquina escondida no quintal da casa. Neste momento, a mulher tentou agredir os policiais e foi presa em flagrante juntamente com o homem. Ainda no residência, os policiais receberam um chamado informando que um tênis havia sido furtado próximo ao local. Neste momento, um policial olhou para o pé do "Pisquila" e deparou com o tênis com as mesmas características.

Na Delegacia de Polícia Civil, o homem informou que havia dado uma pedra de crack pelo tênis. Ricardo possui várias passagens por furto e uso de drogas. Já Carla, possui passagem por furto, uso de drogas, agressão e lesão corporal.

A vítima do furto da serra reconheceu o produto. Ele informou que tinha saído da loja para prestar um serviço e havia deixado um funcionário tomando conta da mesma. Um cliente que estava no local, viu quando Ricardo subtraiu a serra e fugiu pegando carona em um caminhão.

Fotos: Aislan Henrique
Autor:Diário Patense



Vendaval provoca vítima e diversos danos materiais em Patos de Minas

O vendaval que ocorreu em Patos de Minas na tarde desta segunda-feira (21) provocou o desabamento da estrutura de cobertura de uma marmoraria na Avenida Marabá nas imediações do bairro Bela Vista.

Por volta das 15 horas, uma unidade de resgate da 2ª Cia. compareceu no local, pois um funcionário da empresa foi prensado por pedras de granito e ferragens. A suspeita era de que a vítima Pedro Paulo Magalhães, de 37 anos, havia fraturado o membro inferior direito e sofrido hematomas no crânio e pescoço. Após realizar um estudo minucioso, os soldados utilizaram o colete de extracção (ked) para facilitar a retirada e imobilização da vítima. Após o resgate, ele foi conduzido ao Hospital Regional Antônio Dias Maciel onde ficou aos cuidados médicos.

Próximo ao local, várias casas ficaram destelhadas. A força do vento provocou a falta de energia em uma grande extensão da cidade. Os fios de energia elétrica ficaram espalhados pela avenida. A CEMIG foi acionada e os funcionários da companhia elétrica iniciaram a restauração por volta das 16 horas.

Na Avenida Paracatu, no bairro Rosário, o vento derrubou parte de uma árvore na pista obstruindo totalmente a passagem de veículos. Os Bombeiros tiveram que usar um equipamento específico para cortar os galhos e liberar a pista para o trânsito local.








Grave Acidente deixa rapaz ferido em Serra do Salitre

O acidente aconteceu na tarde deste domingo (20) no bairro Nações em Serra do Salitre entre uma motocicleta CB250 amarela e um Mondeo.
Segundo informações o condutor da motocicleta avançou a parada obrigatória e bateu na porta do carro.
O motociclista quebrou o braço e teve cortes na face.Ele foi trazido para Patos de Minas por uma ambulância da cidade para o HRAD já inconsciente.
O condutor do veiculo não possui CNH.
Autor:Aislan Henrique

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pertubação do sossego

Após varias denuncias a policia militar compareceu na Rua Getúlio Borges por volta de 21:00 deste sábado (19), pois todos os dias um rapaz ligava o som de sua casa.
Os policias constataram que o som estava acima do permitido que no horário de 18:01 horas até as 08:59 da Manhã a altura permitida seria de 45 decibéis e o som estava ligado à 65.8  decibéis.
O proprietário do som foi preso e som apreendido.
Autor: Aislan Henrique

Um acidente deixa um motociclista ferido na Rua Duque de Caxias

O acidente aconteceu na tarde deste sábado envolvendo uma motocicleta e um carro .
O veiculo seguia pela Rua Duque de Caxias e no cruzamento da Rua Brito Moreira o motociclista avançou a parada causando o acidente.
Uma equipe dos Bombeiros conduziu o garupa até o HRAD com escoriações leves.
Autor: Aislan Henrique

Jovem é preso depois de furtar pia

A Polícia Militar de Patos de Minas efetuou na tarde deste sábado (19) a prisão de Roberto Charles Viana Júnior, 18 anos, pela prática de arrombamento e furto.

De acordo com informações do Cb Vanderlei, a PM fazia patrulhamento de rotina pelo bairro Coração Eucarístico quando deparou com um rapaz carregando uma pia nas costas na Rua Prefeito Genésio Garcia Roza. Ao perceber a presença da viatura, o jovem correu com o objeto para dentro de uma casa. Os policiais ficaram próximo ao local e abordou o suspeito assim que ele saiu da residência. Ele informou que a irmã dele havia pedido para levar a pia para a casa que ele havia entrado.

Os soldados deslocaram-se então até a casa da irmã de Roberto e ela informou desconhecer a informação. Questionado novamente, ele acabou confessando que arrebentou o arame de uma construção e arrancou a pia que já estava assentada. A viatura foi até o local informado e confirmou o furto. A vizinha da construção era responsável pela casa, pois a dona mora na zona rural. Ela disse que o objeto realmente era de lá.

Roberto foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil. Ele responderá por furto qualificado, pois arrombou a residência para cometer o delito. Ele já possui passagem por furto, roubo, desacato e tentativa de homicídio.

Fotos: Aislan Henrique
Autor:Diário Patense





Um acidente deixa motociclista ferido

O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (18) no cruzamento da Rua  Rui Barsosa com  Rua Vereador Manoel Machado.
Uma equipe dos Bombeiros foram até o local até a chegada do SAMU para encaminhar o condutor da motocicleta que teria avançado a parada obrigatória.
Autor: Aislan Henrique



Homem é preso após tentativa de homicídio na Zona Rural

Um homem desferiu varios golpes com uma faca contra sua mulher próximo a Major Porto.
A mulher estava tomando banho e marido com sintomas de embriaguez queria que ela fizesse almoço porém ela estava terminando o banho, e quando ela saiu ele pegou a faca e tentou contra a vida da própria esposa.Para não ser atingida ela se defendeu com uma cadeira e conseguiu fugir e uma vizinha a levou até o distrito de Major Porto que fica à 10 Km da fazenda.
Milton Donizete da Silva, de 49 anos foi preso em Major Porto e conduzido para delegacia e se diz arrependido e disso que ingeriu bebida alcoólica.
Autor: Aislan Henrique


5 Menores são apreendidas após vários furtos

Cinco garotas foram apreendidas pela Polícia Militar de Patos de Minas na tarde desta sexta-feira (18) acusadas de praticar furtos em várias lojas. Todas são menores e possuem entre 14 e 17 anos.

O proprietário de uma loja de calçados que fica no centro da cidade viu quando elas praticaram um dos furtos. Ele informou que três meninas ficaram de fora da loja fumando e as outras entraram para verificar preços de mercadorias. Enquanto as duas distraíam a vendedora, as outras entraram e furtaram várias sandálias. Ele então acionou a Polícia Militar, começou a seguir as infratoras em seu carro e, pelo telefone, foi passando o trajeto para os policiais que conseguiram abordá-las próximo à Praça Champagnat.

Com as garotas foram encontradas três sacolas cheias de produtos de lojas de calçados, bijuterias, conveniência e supermercado. Os produtos foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil juntamente com as menores. De acordo com a PM, foi efetuado um levantamento e os materiais foram furtados de no mínimo onze lojas. Veja a lista: cinco pares de sandália, um adesivo de roupa, uma sandália infantil, um prendedor de cabelo, uma calculadora, um rímel, cinco esmaltes, uma caixa de massa de modelar, um pacote de bolacha recheada, um pacote de bolacha de sal, um par de brincos, três super colas, dois pacotes de macarrão instantâneo (miojo), uma caixa de giz de cera, dois sutiãs, uma tiara infantil, uma tiara adulta, dois porta CDs, uma blusa de malha, um relógio de pulso, um kit de pincéis para maquiagem, um prendedor de cabelos com strass e uma peruca.

Os objetos apreendidos foram reconhecidos pelas vítimas e serão devolvidos a elas. De acordo com o Sgt Anísio, as adolescentes já possuem diversas passagens policiais. Elas foram ouvidas e liberadas.



Um grave acidente deixa motociclista ferido


Um acidente envolvendo um fiesta e uma CG150 no cruzamento da Rua Professora Elza Carneiro Franco, sentido centro, e na esquina com a Marechal Deodoro deixou um motociclista ferido.
O acidente aconteceu por volta de 15:00 horas o motociclista deslocou o braço esquerdo e teve escoriações pelo corpo.Os bombeiros encaminharam ele consciente para o HRAD.
Segundo informações a motorista descia pela Rua Professora Elza Carneiro Franco, sentido centro e na esquina com a Marechal Deodoro o motociclista avançou a parada obrigatória.O motociclista caiu 5 metros do local e o carro só parou 15 metros do local da batida.
 A policia militar compareceu para registrar os fatos e a pericia para concluir a principal causa do acidente.
 Autor: Aislan Henrique




quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Expositor defende participação cidadã na área de segurança pública


A participação cidadã que a população vem exercendo em diferentes segmentos sociais poderá ser transposta para a segurança pública, significando um passo à frente no modelo de segurança do país. O conceito foi defendido pelos expositores da tarde desta quinta-feira (17/2/11), no terceiro dia do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e que terá palestras e debates até o próximo dia 24. O tema foi Defesa Social.

Um dos defensores da ideia, o ex-secretário de Estado de Defesa Social de Minas, professor Maurício Campos Júnior, afirmou que a participação cidadã, "com o cidadão influindo e fiscalizando", irá mudar a cultura do segmento. Em sua avaliação, a segurança pública em Minas Gerais melhorou consideravelmente, a partir de 2003, com a implantação de uma visão sistêmica de defesa social, baseada em medidas de prevenção e não somente de combate ao crime.

"O Estado é modelo para outras unidades da federação, que muitas vezes não conseguem compreender como procedemos à integração das polícias Civil e Militar, sem tirar a autonomia das corporações". E afirma que foi uma questão de gestão política. Para ele, foi também significativa a interiorização das ações de segurança, com a criação das 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps).

O ex-secretário destacou como importante a participação da Assembleia na construção dessa política de segurança do Estado, lembrando as iniciativas da Comissão de Segurança Pública, com suas visitas às Risps "criticando, apontando falhas, mas sempre presente na construção da solução". Maurício Campos disse ainda que o Legislativo mineiro está presente ainda na participação de deputados nos conselhos e colegiados da área.

Ele acredita que a interação da Assembleia com a população, por meio de suas comissões, dos fóruns, seminários e outros eventos institucionais, deverá ser a tônica da atuação futura do Legislativo, no sentido de transferir a participação cidadã também para a área da segurança pública.

O painel foi dirigido pelo deputado João Leite (PSDB), que, entre outras coisas, destacou a atuação da Comissão de Segurança Pública com suas visitas às 18 Risps e a realização, no ano passado, do Fórum de Segurança Pública.

Durante a fase de debates, foram apresentadas algumas propostas por participantes no Plenário. Entre elas, uma sugestão da integrante do Centro pela Mobilização Nacional (CMN), Sandra Bossio, que pede a criação do Conselho estadual de Segurança Pública.

Pacto pela paz - A conjunção de esforços entre poder público e sociedade e o envolvimento de cada cidadão e cada segmento social na construção de uma cultura de segurança cidadã em prol de "um grande pacto pela paz e pela vida" também foram defendidos por Geórgia Ribeiro Rocha, superintendente de Integração do Sistema de Defesa Social da Secretaria de Estado de Defesa Social.

Na opinião dela, essa integração de esforços de órgãos, como Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público, entre outros, foi fundamental para reduzir os índices de criminalidade no Estado, a partir de 2003. Sem eximir o Estado de seus compromissos, ela entende que neutralizar e enfrentar a violência é uma responsabilidade comum a todos. "É importante construir uma cultura cidadã, com novas formas de convivência, respeito a regras pacíficas, construindo uma grande rede de interação e proteção, envolvendo família, escola, polícias, rede social e imprensa", frisou.

Novas contratações - Para enfrentar a criminalidade, o promotor de Justiça Joaquim José Miranda Jr., coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais do Ministério Público de Minas Gerais, defendeu a contratação de novos agentes na área de segurança pública. Segundo ele, muitas cidades do interior não contam sequer com delegado de polícia ou investigador. Devido à carência de efetivo, o Estado hoje diz ele, tem quase 20 mil processos penais instaurados e inconclusos, relacionados a crimes ocorridos somente até 2007.

Além da contratação de novos agentes, ele listou uma série de iniciativas que, a seu ver, poderão contribuir para o combate à criminalidade e para a segurança da sociedade. Entre essas ações, defendeu investimentos em educação e uma política de permanente valorização, qualificação e treinamento dos agentes públicos.

Paralelamente, sugeriu também a modernização e o aparelhamento das instituições. Apontou iniciativas bem-sucedidas, como a da penitenciária de Ipatinga, onde 100% dos presos trabalham e se qualificam para a reinserção social. Ele propôs que a Assembleia Legislativa produza leis capazes de incentivar e apoiar iniciativas nesse sentido, visando à reintegração dos egressos do sistema penitenciário.

Defensora pública propõe inclusão social

A defensora pública-geral do Estado, Andréa Abritta Garzon Tonet, preferiu focar a sua exposição na defesa da "prevenção primária, na base da pirâmide". "Estou convicta de que quanto mais exclusão social, mais inclusão penal", disse, acrescentando que a carência social de parcelas da população formam um caldo de fermentação que leva o indivíduo a se marginalizar.

Ela discorda dos que defendem leis mais severas para punir os criminosos, alegando que muitos países que cultivam a pena de morte, como os Estados Unidos, nem por isso conseguiram deter ou reduzir os índices de criminalidade.

Andréa defendeu iniciativas de apoio e assistência aos presos e a suas famílias, que permitam o esvaziamento legal das penitenciárias e a sua reinserção social. Ela exaltou também o projeto "Fica Vivo", do governo do Estado, ligado à prevenção primária e voltado para crianças, jovens e adolescentes.

Finalmente, denunciou casos de presos "que estão mofando nas carceragens" porque tentaram furtar um pacote de balas ou um par de chinelos, convivendo com traficantes e homicidas. "Nesse ponto, o sistema falha", criticou.

Segundo ela, sob este aspecto, a lei penal merece ser reformada, de forma a dar um tratamento diferenciado aos casos de pequenos delitos, que não podem ser confundidos com delitos graves, o que acaba gerando revolta entre os pequenos, "que se sentem ultrajados". "Acredito na recuperação do ser humano. Precisamos lançar um novo olhar sobre o sistema carcerário", finalizou.


Câmara aprova o salário mínimo de R$ 545


Plenário rejeitou emendas que previam valores de R$ 600 e de R$ 560. A matéria será votada pelos senadores.

Após 10 horas de sessão, o Plenário aprovou na noite desta quarta-feira, em votação simbólica, o salário mínimo de R$ 545, com vigência a partir do mês seguinte ao de publicação da futura lei. Até essa data, valerão os R$ 540 estipulados pela Medida Provisória 516/10. O Projeto de Lei 382/11, do Executivo, ainda precisa ser analisado pelo Senado.
Os deputados fizeram um longo debate durante toda a tarde e a noite. Na fase de discussão, houve 20 oradores a favor e 20 contra o texto original do projeto, relatado pelo deputado Vicentinho (PT-SP).
Em votações nominais, o Plenário rejeitou, por 376 votos a 106, a emenda do PSDB que previa o valor de R$ 600 (emenda 1); e por 361 a 120 a proposta do DEM de R$ 560 (emenda 2).
Aumento real
Na defesa dos R$ 600, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) disse que no governo do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) foi concedido aumento real de 44%, mesmo com mais crises atingindo o Brasil. "Os R$ 600 são plenamente factíveis. O que o governo aprovou agora é muito pouco", argumentou.
Brizza Cavalcante
O deputado Vicentinho foi o relator do texto aprovado em plenário.
Contra essa emenda, o relator Vicentinho disse que prefere regras claras e definidas para o aumento do mínimo. "Os que vaiaram [os R$ 545] terão de aplaudir já em janeiro do próximo ano, com um mínimo de R$ 616", afirmou. "Graças às centrais sindicais e à sensibilidade do Congresso e da Presidência da República, chegamos a esse patamar de valorização do mínimo", afirmou.
Acordo e consciência
O líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), disse que os trabalhadores ficarão decepcionados com a rejeição da sua emenda que fixava o mínimo em R$ 560. "Mais forte do que a pressão do governo é a consciência política dos deputados", afirmou, dirigindo-se aos parlamentares para pedir apoio aos R$ 560.
O relator Vicentinho lembrou que a política de valorização do mínimo nos moldes atuais resultou de negociações que começaram no primeiro mandato do ex-presidente Lula. "Quando se faz um acordo é importante cumpri-lo", afirmou. Segundo ele, essa atitude será boa para a luta por outras reivindicações trabalhistas, como a carga de trabalho de 40 horas semanais, o reajuste da tabela do Imposto de Renda e o fim do fator previdenciário.
O líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), disse que a votação da matéria no Senado será tranquila, com nova vitória do governo.
Aumentos futuros
Para os aumentos futuros do salário mínimo, a fórmula aprovada é a mesma em vigor desde 2007: reposição da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e aumento real pela taxa do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. Essa regra valerá para os anos de 2012 a 2015.
Como o mínimo sempre muda em 1º de janeiro, o INPC relativo ao ano anterior conterá uma estimativa para o mês de dezembro, porque o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o índice final apenas em janeiro. O índice aplicado valerá para o ano todo e, se houver resíduo, será compensado no ano seguinte, sem retroatividade.
O reajuste vinculado ao PIB será considerado como aumento real. Assim, para 2012 será aplicado o percentual de crescimento do PIB de 2010. Caso a variação seja negativa ou nula, não haverá aumento real.
Da mesma maneira, para calcular a variação do PIB anual será feita uma estimativa do último trimestre do ano anterior, pois somente em março o IBGE divulga o PIB ajustado.
Agência Câmara

PM prende ladrão de bicicleta

A Polícia Militar de Patos de Minas efetuou nesta quarta-feira (17) a prisão de Daniel Oliveira Nascimento, de 20 anos pela prática de furto.
Um rapaz de 15 anos deixou sua bicicleta destrancada na porta do banco Mercantil do Brasil na Rua Major Gote e entrou na agência para descontar um cheque. Dentro do local, é possível visualizar a rua, pois o vidro é transparente. Mesmo assim ele ainda pediu um dos guardas do lugar para dar uma olhada em sua bicicleta rapidamente, pois como não tinha fila ele iria ser rápido.

Mas bastou dois minutos para o guarda informar ao rapaz que sua bicicleta estava sendo furtada. Daniel montou na mesma e saiu pedalando muito rápido pela Rua Major Gote. A vítima iniciou uma perseguição a pé até a antiga Rodoviária quando o ladrão conseguiu fugir. Neste local existe um Posto Policial e o rapaz informou os policiais o fato e as características do ladrão.

Uma viatura localizou o rapaz na Rua das Orquídeas e efetuou a prisão do mesmo. A bicicleta foi apreendida e encaminhada à Delegacia juntamente com Daniel. De acordo com o Cb Lacerda, o infrator já possui quatro passagens policiais sendo todas por furto. Depois de feito o flagrante, ele foi conduzido ao Presídio Sebastião Satiro.

Na Delegacia, a vítima informou que Daniel já tinha furtado outras bicicletas dele. Porém, a PM não confirmou esta informação. O rapaz assinou um termo e teve sua bicicleta restituída.

Fotos: Aislan Henrique
Autor:Diário Patense




Postagens populares